top of page

Itaú aumenta projeção e vê taxa de juros em 15,75% em 2025

Foto do escritor: Jornal DakiJornal Daki

Foto: Reprodução

Um relatório divulgado pelo Itaú Unibanco nesta segunda-feira (20/1) projeta novos aumentos da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.



De acordo com os analistas da instituição financeira, a taxa deve encerrar 2025 em 15,75% ao ano. A estimativa anterior era de 15%.


O Itaú leva em consideração tanto fatores internos, como a desconfiança de setores do mercado em relação à agenda fiscal do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quanto externos, com as consequências do futuro governo de Donald Trump nos Estados Unidos – o líder americano tomou posse nesta segunda.

“Por um lado, a política monetária mais restritiva deve impactar a economia com mais força a partir do 2º trimestre de 2025. Por outro, a dinâmica do real e das expectativas de inflação serão cruciais para determinar o tamanho do ciclo”, diz o relatório elaborado pela equipe de economistas do Itaú.


Para 2026, o banco estima que a Selic fique em 13,75% ao ano – ante 13% da projeção anterior.


No relatório, o Itaú deixa em aberto a possibilidade de novos aumentos de juros e a postergação dos cortes inclusive para 2026, se houver uma nova onda de depreciação do real.



*Com informações Metrópoles

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page