top of page

Irã promete vingança contra Israel por morte de líder do Hamas

Foto do escritor: Jornal DakiJornal Daki

O porta-voz do governo israelense optou por não comentar a morte de Haniyeh, mas destacou que o país está em alerta máximo para possíveis ações de retaliação



Ismail Haniyeh, chefe do Hamas — Foto: reprodução
Ismail Haniyeh, chefe do Hamas — Foto: reprodução

O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, prometeu vingança contra Israel pela morte de Ismail Haniyeh, chefe do Hamas, ocorrida na madrugada desta quarta-feira (31), de acordo com informações do G1.



Haniyeh, que exercia um papel crucial no braço político do Hamas, foi assassinado durante uma visita a Teerã para a cerimônia de posse do novo presidente iraniano. O evento também contou com a presença do vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin.


O governo israelense ainda não se manifestou oficialmente sobre o incidente, mas Khamenei prometeu uma “punição severa” para o Estado israelense. O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, criticou a ação e afirmou que o Irã “defenderá sua integridade territorial” e que “Israel se arrependerá pelo assassinato covarde”.


O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. Foto: reprodução
O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. Foto: reprodução

O porta-voz do governo israelense optou por não comentar a morte de Haniyeh, mas destacou que o país está em alerta máximo para possíveis ações de retaliação por parte do Irã. O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, enfatizou que, apesar de não buscar um conflito, Israel está preparado para qualquer eventualidade.



A Guarda Revolucionária iraniana, que atua sob a liderança direta de Khamenei, prometeu que o Irã e seus aliados na “frente de resistência” reagirão ao que consideram um ato criminoso. O Hamas, que lançou o ataque a Israel em 7 de outubro de 2023, iniciando o atual conflito em Gaza, também jurou vingar a morte de Haniyeh.


Vale destacar que os territórios palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia declararam greve geral, e o governo iraniano estabeleceu luto de três dias pela morte do líder do Hamas.


De DCM.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page