Investigações sobre emendas serão 'inquérito do fim do mundo' de Dino, teme Congresso
A apreensão decorre do receio de que a medida, inédita e considerada rigorosa por alguns deputados, se transforme em uma espécie de “inquérito-mãe”
Líderes partidários na Câmara dos Deputados demonstram preocupação com a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, que determinou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal para investigar a liberação de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares. Com informações da Folha de S. Paulo.
A apreensão decorre do receio de que a medida, inédita e considerada rigorosa por alguns deputados, se transforme em uma espécie de “inquérito-mãe”, semelhante ao das fake news, que tramita há mais de cinco anos sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
Esse tipo de investigação, apontam, poderia permanecer aberta por tempo indeterminado, sem delimitação clara de objeto, criando uma constante vigilância sobre o Congresso.
A ideia seria permitir que qualquer denúncia envolvendo desvio de finalidade ou falta de transparência nas emendas pudesse ser incluída no escopo do inquérito.
Um líder governista chegou a afirmar que Dino estaria prestes a ter seu próprio “inquérito do fim do mundo”.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.