top of page
Foto do escritorJornal Daki

Igreja é condenada por expor traição e postar vídeo do culto em SP

Igreja foi condenada a pagar R$ 10 mil de indenização por dano moral a homem que teve suposta traição exposta em culto divulgado em vídeo

Foto: Reprodução redes sociais
Foto: Reprodução redes sociais

Uma igreja foi condenada pela Justiça a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais a um homem que teve uma suposta traição exposta durante um culto, depois compartilhado em plataforma de vídeos na internet. O caso foi julgado pela 3ª Vara Cível de Salto, no interior de São Paulo. A reportagem é do site Metrópoles.



De acordo com a sentença, o vídeo foi compartilhado sem o consentimento do homem acusado de adultério e chegou a mais de 300 mil visualizações na internet. Houve notificação extrajudicial, a publicação foi removida, mas postada novamente pela igreja. A decisão judicial determina, além do pagamento da indenização, a exclusão do vídeo.


Segundo o juiz Alvaro Amorim Dourado Lavinsky, a Constituição garante os princípios das liberdades religiosa e de expressão, mas a conduta da igreja foi ilícita por expor fato íntimo e vexatório. A Justiça entendeu que foi ferido o direito à imagem, intimidade e honra da pessoa.



Lavinsky explicou também que o direito à liberdade de culto e expressão religiosa não é absoluto no estado laico.

“No caso em apreço, não houve prévio consentimento do autor, por escrito, para que fosse divulgada a sua imagem, muito menos a ocorrência do adultério, na internet”, afirmou, na sentença.


O nome da igreja não foi divulgado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Cabe recurso da decisão.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page