top of page

Homem recebe a primeira vacina contra o câncer de pulmão do mundo


Foto: Reprodução

O britânico Janusz Racz, 67 anos, foi o primeiro no mundo a receber uma dose da vacina que promete ajudar o corpo a combater o câncer de pulmão. Ele é o primeiro voluntário conhecido dos testes da BNT116, uma vacina de mRNA da BioNTech para tumores avançados ou metastáticos.



Janusz sentia dificuldade para respirar, mas acreditava que o problema era desencadeado por sua asma. Ele só descobriu o câncer por acaso, em maio deste ano, durante uma colonoscopia. O tumor já estava em estado avançado e os médicos acreditavam que ele não viveria até outubro deste ano. Mesmo com tratamentos de quimioterapia e radioterapia com sucesso total, ele tinha apenas 35% de chance de sobreviver por mais de cinco anos.


Dado o prognóstico desesperançoso, o empresário de Londres decidiu se voluntariar para os testes pioneiros da vacina. O imunizante usa uma tecnologia semelhante à da vacina contra a Covid-19: ele ensina o corpo a reconhecer as proteínas das células cancerígenas e eliminá-las.



A mesma tecnologia foi usada para desenvolver uma vacina contra o câncer de intestino, que começou a ser testada em junho, e de pele, testada desde abril. Em todos os casos, elas não são preventivas, mas imunizantes que complementam o tratamento e diminuem as chances de reicidiva (retorno do tumor).

*Com informações Metrópoles

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page