Historiador comemora tombamento da Matriz de São Gonçalo: 'Uma vitória!'
Professor Rui Aniceto (UERJ) foi um dos autores do texto que deu origem à Lei, anunciada no dia do padroeiro, celebrado em 10 de janeiro
Por Cláudio Figueiras
O tão esperado e necessário tombamento dos conjuntos arquitetônicos e artísticos da Paróquia de São Gonçalo de Amarante, a Igreja Matriz de São Gonçalo (RJ), finalmente foi anunciado hoje, 10 de janeiro, em data que não poderia ser melhor: no dia de celebração do "santo violeiro", padroeiro da cidade.
O anúncio, publicado no Instagram, foi feito pelo pároco da Matriz, padre André Luís, ao lado do vereador Alexandre Gomes (Avante), responsável por apresentar na Câmara a proposta fruto de uma parceria de pelo menos 10 anos entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Paróquia.
O texto final que tombou a fachada e o retábulo, recentemente danificado pela ação de cupins, foi redigido pelos professores Rui Aniceto Fernandes (UERJ) e Deivid Antunes da Silva, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Itaboraí (IHGI).
Além do reconhecimento do patrimônio histórico, o tombamento irá facilitar a captação de recursos para as ações de restauração da edificação que remonta ao século XVI.
"Há 10 anos foi estabelecida uma parceria entre a UERJ e a Igreja Matriz de São Gonçalo com vistas à produção de estudos técnicos para viabilizar a recuperação do templo histórico. Ao longo desse período, por várias vezes, sugeri que o pároco buscasse o tombamento visando criar estratégias para captação de recursos para as obras necessárias. A infestação de cupim e a queda de uma das colunas salomônicas, no ano passado, gerou uma comoção e viabilizou que essa ação pudesse ser implementada. Uma vitória compartilhada com todos os defensores do patrimônio de nossa região", comemorou Rui Aniceto, pesquisador e professor titular do Departamento de Ciência Humanas (DCH) da FFP-UERJ.
Aniceto, entre diversas obras sobre a cidade, é autor do livro Um santo nome: histórias de São Gonçalo de Amarante, que investiga as origens e devoção ao beato português.
A lei de tombamento, assinada simbolicamente nesta quinta (9) pelo prefeito capitão Nelson Ruas (PL), ainda inclui duas imagens do século XVII, uma de São Francisco de Paula e outra de Nossa Senhora do Ó, e uma imagem do século XVIII de São Gonçalo de Amarante.
Despedida
Esse será o último ano de celebração do padroeiro realizada pelo padre André Luís à frente da Matriz. Em 22 de janeiro ele tomará posse como pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Rio Bonito.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.