top of page

Hackers vão pra cima da família de Moraes, STF e PF após bloqueio do X

Os ataques DDoS não são usados para roubos de dados e costumam ser revertidos em menos de 24 horas por órgãos públicos


Um grupo hacker promoveu ataques ao escritório de advocacia de Barci de Moraes, da família do ministro Alexandre de Moraes, e a sistemas do Supremo Tribunal Federal (STF), da Polícia Federal e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Os criminosos que reivindicaram o ataque cibernético citaram a ordem de bloqueio ao X (ex-Twitter) ao anunciarem a invasão.


Os órgãos identificaram um ataque DDoS, de negação de serviço, uma emissão simultânea de milhares de acessos para desestabilizar as redes. À Folha de S. Paulo, dois delegados federais afirmaram que a rede interna da corporação está fora do ar desde o início da tarde.


O site do escritório Barci de Moraes está inacessível nesta terça (3) e a Anatel relatou que houve um aumento de ataques ao gabinete do ministro do Supremo. A Corte afirmou, em nota, que seus sistemas ficaram inoperantes por cerca de 10 minutos e que uma equipe técnica conseguiu conter os danos.


“A equipe técnica do tribunal agiu rapidamente, retirando os serviços do ar e implantando novas camadas de segurança, de modo que todos os acessos foram normalizados e não houve nenhum prejuízo operacional ao Tribunal”, afirmou o STF em nota.


Os ataques DDoS não são usados para roubos de dados e costumam ser revertidos em menos de 24 horas por órgãos públicos. Esse tipo de ação tem se tornado frequente e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) emitiu uma nota nesta segunda (2) apontando que elas têm causado “indisponibilidade em redes e serviços de internet”.


A Anatel e o Supremo relataram que tiveram um aumento de tentativas de ataques do tipo desde a última sexta (30), quando o X foi retirado do ar por ordem do magistrado.


Via DCM.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page