Grito dos Excluídos protesta contra a fome e questiona: ‘(In)dependência pra quem?’
- Jornal Daki
- 7 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Nesta quarta em São Paulo, os manifestantes distribuíram café da manhã para 5 mil pessoas em situação de rua

Carta Capital - Há 27 anos ocorrendo no feriado da Independência, a mobilização nacional do Grito dos Excluídos protesta contra a fome que assola 33 milhões de pessoas no Brasil.
Nesta quarta (7) em São Paulo, os manifestantes distribuíram café da manhã para 5 mil pessoas em situação de rua na Praça da Sé, e entregarão 3 mil kits com alimentos. Candidatos e parlamentares participam dos atos, como Chico de Alencar (PSOL-RJ), Erika Hilton (PSOL-SP), Natália Bonavides (PT-RN) e Rafaella Machado (PSOL-ES).
Questionando as comemorações oficiais do Bicentenário da Independência, os manifestantes têm em pauta a dignidade social, a situação dos moradores de rua, a violência policial, os ataques aos povos indígenas, os baixos salários, entre outros.
Os organizadores preveem marchas nas principais capitais do País. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que também compõe a organização, lançou uma carta em favor do ato.
“Queremos que os rostos e gritos de todas as realidades sejam vistos e ouvidos!” e diz que em um País dependente é ainda mais importante a defesa dos povos marginalizados, “É marca histórica do Grito, desde seu início, a defesa da democracia e da soberania dos povos!”.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
