Governo Nelson alimenta flagelo das barricadas em São Gonçalo
Por Helcio Albano
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) divulgou nesta semana relatório deveras revelador e revoltante de como a prefeitura de São Gonçalo lida com o futuro da cidade, resumido em uma palavra: negligência.
Auditoria do Tribunal descobriu falhas gravíssimas dos gestores da Educação do Município, tanto em sua obrigação legal em evitar ao máximo evasão escolar, quanto na busca-ativa e identificação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social para que possam ser ajudados a vencer o flagelo da miséria e da violência em que estão inseridos. Situação essa que, agora sabemos, se perpetua como um maldito vaticínio por causa da omissão criminosa da prefeitura.
O relatório aponta que a turma do capitão à frente da Educação não tá nem aí pra frequência escolar da garotada. E que a Semed não respeita parâmetros mínimos de identificação das razões de abandono ou evasão para, assim, poder "detectar tendências e estabelecer prioridades na definição de medidas e políticas de enfrentamento da questão". É o famoso "dane-se!". Tudo documentado que você, leitor, pode ler no final dessa Coluninha.
Esse abandono dos gonçalenses pelo governo - que é a maior de todas as tragédias - alimenta uma outra, que é a epidemia de barricadas na cidade. De onde vem a mão que finca barras de ferro, entulho e concreto nas ruas? A mesma mão que abandonou o lápis e o caderno da escola. Quase todos os bairros estão tomados de barricadas.
Se quer realmente "tirar a porra toda", para de maquiar a cidade e cuide de nossas crianças.
Leia íntegra do relatório:
***
Baixe o 2º Volume do livro Reflexões de proa, de Helcio Albano.
Siga @helcioalbano
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso canal do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.