top of page
Foto do escritorJornal Daki

Governo envia nesta terça PEC de corte de gastos com proibição de supersalários

O pacote inclui mudanças no abono salarial, além de alterações no Fundo Constitucional do DF e a prorrogação da desvinculação de receitas até 2032


Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Na noite desta segunda-feira (2), o governo enviou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com novas regras para o abono salarial e medidas de corte de gastos, visando uma economia de R$ 327 bilhões entre 2025 e 2030, sendo R$ 70 bilhões nos próximos dois anos.



O pacote inclui mudanças no abono salarial, restringindo-o gradualmente para quem recebe até um salário e meio, além de alterações no Fundo Constitucional do DF e a prorrogação da desvinculação de receitas até 2032.


A PEC também proíbe o pagamento de supersalários aos servidores, mas os detalhes serão definidos em uma lei complementar. No entanto, o projeto de mudanças na previdência dos militares ainda não foi enviado, com expectativa de que chegue ao Congresso nesta terça-feira (3).



Os comandantes militares pedem uma transição mais longa para a nova regra de aposentadoria, estabelecendo idade mínima de 55 anos. O Congresso tem apenas três semanas antes do recesso para votar essas propostas e outros projetos importantes, como a reforma tributária e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.


*Com informações Band News


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page