top of page

Governo anuncia remoção de navios abandonados na Baía de Guanabara

Foto do escritor: Jornal DakiJornal Daki

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Oitenta cascos de navios que estão abandonados há anos na Baía de Guanabara serão removidos a partir do segundo semestre deste ano. O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que vai iniciar no próximo mês de julho a operação para retirar os cascos abandonados no Canal de São Lourenço, em Niterói, e em outros pontos da Baía em São Gonçalo e Rio de Janeiro. A ação deve acontecer ao longo de 36 meses, com previsão para conclusão em julho de 2028.

A operação vai custar R$ 25 milhões, segundo a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, e também inclui o descarte final dos destroços de navios, que obstruem rotas de navegação na região. Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vão atuar no planejamento e na logística do projeto, que conta com apoios do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) para custeamento.


A expectativa é que Capitania dos Portos, Ibama, Secretaria de Economia do Mar e as Prefeituras dos municípios envolvidos formem, junto das equipes técnicas dos órgãos estaduais, uma comissão para acompanhar e avaliar a operação. Por fim, o Governo estadual também informou que deve iniciar um processo de licitação para que uma empresa preste apoio ao Inea na operação.



*Com informações Metrópoles

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page