Frente Literária Gonçalense é apresentada oficialmente em reunião do FGC
Grupo quer preencher vazio de representação dos artistas e profissionais da literatura e do mercado editorial na cidade
Por Cláudio Figueiras

Nesta terça (18) a Frente Literária Gonçalense, coletivo de artistas e profissionais da literatura, foi apresentada oficial e formalmente ao Fórum Gonçalense de Cultura (FGC), instância máxima da sociedade civil de discussões sobre temas relativos a políticas públicas e aos grupos setorias da área da Cultura em São Gonçalo, incluindo a Literatura.
A reunião, a primeira presencial do ano, foi realizada na FFP-UERJ, liderada pela decana do FGC, Cleise Campos.
Na ocasião, foi lida uma carta-manifesto onde foram pontuados os objetivos da Frente, baseados num tripé de ações artísticas, políticas e comerciais, para estruturação de um ambiente sustentável para os fazeres ligados à literatura e ao mercado editorial na cidade.

Estiveram na reunião, pela Frente Literária, os jornalistas Helcio Albano e Cristiana Souza, diretores da editora Apologia Brasil, a poeta e editora do Mapa das Letras, Suzane Veiga, representando o coletivo Escritoras Vivas, e os escritores e produtores culturais da 2D+, AJ Tolissano e Elis Barroso.
"A Frente vem preencher um vazio de representação dos artistas e profissionais da literatura e do mercado editorial na cidade, principalmente na relação com o poder público que, ou nos subdimensiona ou simplesmente nos ignora. Essa iniciativa é indistintamente agregadora e todos que atuam na área estão mais do que convidados, convocados a participar", disse Helcio Albano, editor-chefe do Jornal Daki.
A primeira ação efetiva da Frente Literária será a realização de um seminário no dia 19 de março na FFP-UERJ, tendo como tema "O cenário da literatura e do mercado editorial em São Gonçalo", com três mesas de debates sobre o assunto.
As inscrições podem ser realizadas pelo email frenteliterariagoncalense@gmail.com até 15 de março.
"Finalmente, estamos nós, os fazedores de cultura do município, unidos e organizados para representar a sociedade civil e reivindicar fomento para ações de cultura que a nossa cidade tanto merece. É um momento histórico!" afirmou Suzane Veiga.
Assinam a carta como membros fundadores - além dos acima citados - Cyntia Fonseca, Erick Bernardes, Fábio Rodrigo Gomes da Costa, José Washington de Souza (Zé Salvador), Rui Aniceto Fernandes e Yonara Costa.
O FGC, criado em 1999, comemora no corrente 26 anos de atividades.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.