top of page

Foi-se Chico, o Papa gente boa

Por Helcio Albano

O papa gente boa/Foto: Agência Brasil - Lusa
O papa gente boa/Foto: Agência Brasil - Lusa

Foi-se Chico.


O Papa mais bacana depois de João XXIII nos deixou hoje (21) com a idade do duplo infinito, 88 anos.


Jorge Mario Bergoglio, que se fez jesuíta se autodenominando Franscisco, tinha como o maior dos ensinamentos a parábola do Bom Samaritano contada por Jesus a um fariseu do Templo: o verdadeiro próximo é aquele que tem misericórdia e ajuda o necessitado, independentemente de sua raça, religião ou status social.


E por seguir à risca tal ensinamento, tal qual o Cristo, foi odiado - e, veja você! - até chamado de comunista.


LEIA MAIS

Francisco chega ao papado em 2013 como um fenômeno anticíclico à onda conservadora e reacionária da extrema direita mundial, que já mostrava as suas garras e se materializaria em 2016 com a primeira eleição de Trump. Suas pautas progressistas em defesa dos mais pobres, das minorias - inclusive do público Lgbtia+ - e do meio ambiente inspiraram e esperançaram o mundo em meio ao ambiente tóxico da intolerância. E isso, claro, irritou muita gente que não disfarçava o ódio ao Santo Padre.


Como um mau agouro, o vice-presidente JD Vance dos EUA chegou a Roma na Sexta da Paixão. No Sábado de Aleluia foi recebido no Vaticano por um cardeal, o que gerou falatório: por que o Papa não o recebeu?


No domingo, depois da Missa de Páscoa, Francisco cede à diplomacia e recebe Vance. Horas depois, na madrugada, é anunciada a sua morte.


Francisco via com temor o retorno de Trump à Casa Branca, pois sabia que sua grande cobiça é o Trono de São Pedro.


E, anota aí: o "orange man" fará de tudo pra colocar um "laranja" nesse trono...


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page