top of page
Foto do escritorJornal Daki

Fernanda Torres leva Globo de Ouro por atuação em Ainda Estou Aqui; vídeo

Atriz interpretou a advogada Eunice, viúva de Rubens Paiva

Fernanda Torres/Foto: Reprodução

O cinema brasileiro vive um momento histórico. A atriz Fernanda Torres recebeu nesta segunda-feira (6), em Los Angeles, nos Estados Unidos, o prêmio Globo de Ouro de melhor atriz na categoria Drama.


A premiação, entregue pela primeira vez a uma brasileira, é um reconhecimento ao trabalho de Fernanda no filme Ainda Estou Aqui. Na produção, ela interpreta a advogada Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, deputado federal assassinado pela ditadura militar em 1971.

Fernanda concorria com grandes estrelas de Hollywood como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet.



Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria pela atuação em Central do Brasil. Ela não venceu, mas o filme ganhou o Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro.


"Isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tanto problema hoje em dia no mundo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Golden Globes”, disse Fernanda, ainda durante o discurso de agradecimento.



Tanto Ainda Estou Aqui como Central do Brasil foram dirigidos pelo cineasta Walter Salles.

Este ano, na categoria de melhor filme estrangeiro, o Globo de Ouro ficou com a produção francesa Emilia Pérez.


Fernandona

Fernanda Montenegro se emocionou ao ver sua filha, Fernanda Torres, ser anunciada como vencedora do Globo de Ouro 2025 na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama. Montenegro acompanhou tudo de casa, cercada de amigos, e explodiu em alegria ao ouvir o nome da filha.



No vídeo que registrou o momento, Montenegro aparece ansiosa enquanto a apresentadora Viola Davis anuncia os nomes das indicadas.


Antes do resultado, a veterana chegou a elogiar a britânica Tilda Swinton: “Essa é uma atriz ótima”. Quando Davis revelou a vencedora, Montenegro levantou os braços e comemorou intensamente.


Premiação

No placo, após o anúncio de sua vitória, Fernanda Torres fez questão de dedicar o prêmio à mãe.


“Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia. Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova que a arte pode resistir através da vida”, disse Torres, referindo-se ao momento em que, em 1999, Walter Salles, Fernanda Montenegro e Vinicius Oliveira subiram ao palco para receber o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro por Central do Brasil. Montenegro havia sido indicada como Melhor Atriz em 1999 por sua atuação no filme, mas perdeu a estatueta para Cate Blanchett, protagonista de Elizabeth.


Fernanda Torres também agradeceu à equipe do longa e à sua família. “Para o Andrucha, meus filhos, Selton [Mello], e todos que tornaram isso possível, muito obrigada”, disse.

O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, retrata o desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar e o impacto sobre sua família. Na disputa, Fernanda superou nomes de peso como Angelina Jolie, Nicole Kidman e Kate Winslet.



Com Agência Brasil e DCM.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page