top of page

Esquerda pode ser dizimada nas eleições do Conselho Tutelar em SG

Atualizado: 1 de out. de 2023

Por Helcio Albano

Fila de votação no Walter Orlandini/Foto: Helcio Albano
Fila de votação no Walter Orlandini/Foto: Helcio Albano

Pego meu camelinho e saio pra votar. Passa pouco das 13h. Conselho Tutelar e Prefeitura decidiram concentrar os eleitores de cada zona em apenas um local de votação. Como sou da 68, lá vou eu pra o Walter Orlandini, desviando da lama e dos obstáculos causados pelo MUVI no trajeto do Porto Velho ao Patronato.


Chove desde manhã cedo. Aproveito o estio pra cumprir com meu papel cidadão numa das áreas mais sensíveis da sociedade: a Infância. O movimento é maior nas ruas pra um domingo àquela hora. As eleições davam seus primeiros sinais. O tráfego na Ari Parreiras é lento a partir do Paraíso. Muitos carros estacionados de lado a lado da via até pelo menos à altura da FFP-UERJ.


Entro na escola batizada com o nome do ilustre gonçalense. Subo a rampa e me deparo com uma grande presença feminina de look preponderantemente evangélico casual. Porém, sem o seu principal acessório: a Bíblia. Já os homens de mesmo estilo, preferiam algo mais formal, com calças de linho e blusa de botão e mangas compridas. Tudo muito sóbrio.



Dividindo o mesmo espaço, gente humilde, algumas adolescentes, jovens e velhos que pareciam não saber exatamente o que estavam fazendo ali na fila, variando entre o mau humor e a indiferença. Num flagra raro, vi um vereador fiscalizando pessoalmente o pleito, agitado ao telefone. Não encontrei ninguém do meu campo pra dividir meu desespero.


Sei não. Mas se depender do que vi hoje, a esquerda, impassível, será dizimada nas eleições do Conselho Tutelar.


2024 será muito duro e desafiador pra o campo da esquerda democrática.


Plus

A direita promoveu até onde não poder mais, o filme O som da liberdade, que tem enredo sobre tráfico infantil. O longa, estrelado por Jim Cavlezel, é inspirado na história do picareta Tim Ballard, que é acusado por ex-colegas de má conduta sexual.



Bônus

O filme virou uma celeuma entre evangélicos, que invadiram as salas de cinema para conhecer a história, turbinada pelos bolsonaristas de sempre e pela produtora de extrema-direita Brasil Paralelo.


Bônus-Track

Incitados pelo ódio à esquerda, que pros evangélicos manipulados e fundamentalistas é culpada de todos os males do mundo, agora foram com sangue nos olhos colocar os seus pra proteger as criancinhas, assim como ensinou o Ballard no filme.


A direita deita e rola, meus amigos.


Siga @helcioalbano


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page