Esgotosfera da direita a mil com a 'legalização das drogas'
Por Helcio Albano
Bom, pra início de conversa, o julgamento que ocorre no STF não trata de liberar geral as drogas. Se você viu isso em algum lugar - e com certeza deve ter visto -, o rechace imediatamente. E ainda chame atenção do vacilão que espalha a lorota pra te impressionar. O que os ministros da corte discutem, é a descriminalização APENAS da maconha para uso pessoal, estabelecendo, para tanto, o porte de até 60g da substância.
Embora ache razoável a decisão (o placar já está em 4x0 pela descriminalização), nem vou entrar no mérito. Eu quero discorrer aqui sobre essa estratégia escrota, consciente, desonesta e hipócrita da direita de distorcer um assunto sério e complexo para desgastar politicamente os adversários com mentiras e bordões idiotas. Até vídeo com ajuntamento de usuários de opioides sintéticos dos EUA espalham para ilustrar "o que acontece nos lugares onde liberaram as drogas".
[PS: O uso de opioides nos EUA é uma epidemia, equivalendo ao crack no Brasil. Lá, o consumo e morte por overdose de opioides caíram em estados onde foi liberada a maconha. Chupa, fascista!].
Fumar maconha na adolescência, quem nunca? Mas quem paga caro por um beck, ou até um fino no bolso, é o menino preto favelado, para quem a polícia não tem lá muito boa vontade numa abordagem. O leva pra delegacia, ficha, é encarcerado e condenado como traficante por uma Justiça que acredita única e exclusivamente na palavra do PM que fez a ocorrência.
E aqui a tragédia brasileira se consuma, num case de sucesso às avessas: vai se formar bandido na cadeia.
Esse é o sistema.
Siga @helcioalbano
Baixe o 2º Volume do livro Reflexões de proa, de Helcio Albano. Abaixo:
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso canal do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.