top of page
Foto do escritorJornal Daki

Entidades farão ato em apoio ao fim da escala 6x1 em Alcântara nesta segunda (2)

A manifestação, articulada entre as cidades do leste metropolitano, está marcada para ocorrer às 16h em frente ao Prédio do Relógio, no coração do maior centro comercial de São Gonçalo.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Sindicatos e movimentos sociais organizam para a próxima segunda-feira (2/12), em Alcântara, ato em apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6x1 de trabalho em todo o território nacional.


A manifestação, articulada entre as cidades do leste metropolitano, está marcada para ocorrer às 16h em frente ao Prédio do Relógio, no coração do maior centro comercial de São Gonçalo.


"A escala 6x1 é cruel, é desumana com os trabalhadores, e principalmente com as mulheres que já cumprem jornada dobrada, triplicada. Essa discussão voltou com força total com amplo apoio da sociedade. Agora é hora de acumularmos força nas ruas para que a PEC seja pautada e aprovada no Congresso Nacional. Todos em Alcântara na segunda", convidou o deputado federal Dimas Gadelha (PT), um dos coautores da PEC, de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL).



A proposta ganhou força em novembro após a petição online pelo fim da escala 6x1 bater mais de 2 milhões de assinaturas.


O tema ganhou destaque nas redes sociais e na grande mídia, que movimentou o mundo político a favor da PEC, que precisava de 171 assinaturas para começar sua tramitação na Câmara.


Até 15/11, 231 deputados já tinham assinado a proposição, que deve se fundir à PEC 221/2019, apresentada pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).


A PEC apresentada por Hilton defende escala 4x3, com jornada semanal de 36 horas sem redução de salário.


O texto, por sua vez, está aberto para um acordo em que ao menos a jornada caia das atuais 44 horas semanais para 40 horas, com escala 5x2.

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.


Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page