top of page
Foto do escritorJornal Daki

Em cerimônia de posse, capitão Nelson fala de mudanças climáticas

No evento, apenas para convidados, vereadores elegeram Mesa Diretora com Piero Cabral (Rep) como presidente da Câmara


Por Cláudio Figueiras

Capitão Nelson/Foto: Divulgação

Nesta quarta (1º), em evento reservado, prefeito, vice e vereadores tomaram posse para exercer o mandato 2025-2028 no executivo e legislativo, respectivamente. A cerimônia - apenas para convidados - ocorreu no Teatro Municipal, no Centro de São Gonçalo.


O prefeito reeleito capitão Nelson Ruas (PL) foi o primeiro a falar após empossado. Em seu discurso, exaltou São Gonçalo e as parcerias para a cidade, e também falou dos novos desafios da administração, que inclui uma agenda nova de preocupação do governo relacionada às mudanças climáticas.



“Vamos ter alguns momentos difíceis, podem ter certeza disso. Nesse mandato passado, nós tivemos problemas como o de 2022, com as chuvas. E, logicamente, com as mudanças climáticas aí, podemos ter problemas novamente. Temos que estar preparados para isso, porque o povo não espera. O que ele espera é a solução do Poder Executivo junto com o Poder Legislativo. Então nós temos que estar preparados para esses momentos difíceis e encarar o problema de frente, estar junto com a população”, disse o prefeito.


Nelson, reeleito com quase 85% dos votos dos gonçalenses, também fez acenos para os deputados, que em 2026 virão a São Gonçalo pedir votos nas eleições:


“Eu sempre digo o seguinte: a minha ideologia é o melhor para o gonçalense. Qualquer deputado, seja ele lá quem for e de que partido for, se quiser vir pedir voto aqui em São Gonçalo, ele tem que trazer recursos. O que nós precisamos? O senhor precisa. É a cidade que precisa. A gente precisa avançar muito mais ainda. Então, São Gonçalo abre os braços para quem quiser, mas tem que trazer recursos para cá”, disse o prefeito ao lado de seu vice, João Ventura, também empossado.



O PL, partido do prefeito e liderado no estado pelo deputado federal Altineu Côrtes, tentará emplacar em 2026 o sucessor do governador Cláudio Castro no Palácio Guanabara, e um dos cotados para vir candidato é o filho de Nelson, o deputado estadual Douglas Ruas, presente à cerimônia de posse.


O próprio Altineu tenta viabilizar seu nome para uma das vagas ao Senado. Esses movimentos, portanto, transformam São Gonçalo, o 3º maior colégio eleitoral do estado, num vetor eleitoral importante e com centralidade no leste metropolitano.


A fala de Nelson Ruas mirando a classe política antecipa esses movimentos em busca de alianças para 2026, onde ele próprio - especula-se -, deve renunciar ao cargo para vir candidato a deputado estadual. Nesse caso, Ventura, ligado à família Ruas, assumiria o governo.


Logo após a posse dos 26 vereadores - seriam 27 se o eleito Glauber Poubel (SDD) comparecesse à cerimônia - foi eleita por unanimidade a Mesa Diretora, que terá Piero Cabral (Republicanos) como presidente.


Isaac Ricalde (PCdoB), um dos três vereadores eleitos pela oposição além de Juliano Freitas (PT) e Dejorge (PDT), justificou o seu voto no governista Piero acreditando no compromisso do presidente em respeitar suas prerrogativas enquanto parlamentar:



"Quero reafirmar nossa posição de oposição ao governo porque existem diferenças grandes entre a concepção de mundo que nós temos, mas nós reconhecemos que uma maioria da bancada governista aqui na casa, uma maioria muito significativa e é nesse sentido que votamos ms chapa de consenso que é a chapa do vereador dentro de um compromisso de que a oposição vai ter suas prerrogativas respeitadas pra possa exercer plenamente o mandato que foi conferido pelo voto popular", justificou Isaac.


A vice-presidência da Câmara ficará com o filho do prefeito, Nelsinho Ruas (PL), que, por ter sido o vereador mais votado, presidiu a cerimônia abrindo o evento com a leitura de um texto bíblico e do juramento regimental.


A Mesa será formada ainda por por Felipe Guarany (MDB) e Juan Oliveira (PL) como o 2° e o 3° vice-presidentes, respectivamente, além de Aline Cici Maldonado (PL) como 1ª secretária da Câmara. Natan (PP) e Nem da Pank Motos (União Brasil) serão 2° e 3° secretários.

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page