Efeito Musk: 67% dos americanos não querem carros Tesla em rejeição a bilionário
Ao todo, 37% dos americanos consideram o CEO da empresa como motivo para não dirigir um Tesla

Uma pesquisa feita pela Yahoo News e o instituto YouGov revelou que 67% dos americanos não considerariam ter ou alugar um carro da marca Tesla. Deste grupo, 20% dos entrevistados disseram que a rejeição a Elon Musk é “o motivo principal” e outros 17% afirmaram que ele é “parte do motivo”.
Ao todo, 37% dos americanos consideram o CEO da empresa como motivo para não dirigir um Tesla. Apenas 27% afirmaram que Musk não teve influência nenhuma em sua decisão de não considerar a compra de um carro da marca.
No sentido contrário, quando perguntados se Musk era o motivo pelo qual pensavam em ter um Tesla, só 1% dos entrevistados respondeu positivamente — seja como fator principal ou parcial.
A pesquisa com 1.677 adultos dos EUA, que foi conduzida de 20 a 24 de março, descobriu que a popularidade de Musk despencou desde novembro do ano passado. Naquela época, o bilionário da tecnologia, antes apartidário, estava fazendo ondas por direcionar sua plataforma de mídia social X para a direita e gastar um quarto de bilhão de dólares para ajudar Trump a vencer a eleição de 2024.
Em 12 de novembro, Trump anunciou que Musk lideraria um novo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) encarregado de “fornecer aconselhamento e orientação de fora do Governo”. (Como Trump acabou criando o DOGE por meio de ordem executiva, ele não é um departamento oficial do Gabinete, mas sim uma “organização temporária” definida para “encerrar” em 4 de julho de 2026.)
“Isso vai mandar ondas de choque pelo sistema e por qualquer um envolvido em desperdício do governo, o que é muita gente!”, disse Musk na época, de acordo com o anúncio de Trump.
Tesla é só um dos problemas de Musk
Uma pesquisa do Yahoo News/YouGov realizada dias depois (de 14 a 18 de novembro) mostrou que os americanos viam Musk de forma mais favorável (49%) do que desfavorável (39%) em relação ao segundo mandato de Trump.
Mas isso mudou nos últimos meses. De acordo com a nova pesquisa do Yahoo News/YouGov, apenas 39% dos americanos agora têm uma opinião favorável sobre Musk; 55% têm uma opinião desfavorável.
Da mesma forma, a maioria dos americanos (54%) agora diz que Musk tem “muita influência” com Trump (acima dos 39% em novembro), enquanto apenas 30% dizem que a influência de Musk é “quase certa” (abaixo dos 36%). O número que diz que Musk não tem influência suficiente com Trump (2%) caiu pela metade (de 4%).
A pesquisa sugere que a administração do DOGE por Musk é responsável por essa reversão gritante.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.