top of page
Foto do escritorJornal Daki

Efeito mentira: quase 70% dos brasileiros acreditam que o governo pode taxar o Pix

87% dos entrevistados afirmaram ter escutado que o governo cobraria o imposto, fake news compartilhada ao longo das últimas semanas pela extrema-direita

Pix: segundo a pesquisa Quaest, 67% dos brasileiros acredita que governo pode taxar o Pix. Foto: reprodução

Uma pesquisa da Quaest, divulgada na última sexta-feira (17), revelou a dimensão da disseminação da fake news sobre a suposta taxação do Pix pelo governo federal.


De acordo com o levantamento, 67% dos brasileiros acreditam que o governo possa implementar impostos sobre transações feitas por meio dessa modalidade de transferência e pagamento digital. Apenas 17% afirmaram que o governo não irá taxar o Pix, enquanto 16% não souberam responder.



Enquanto 87% dos entrevistados afirmaram ter escutado que o governo cobraria o imposto, fake news compartilhada ao longo das últimas semanas pela extrema-direita, um índice menor de brasileiros relatou saber que o Palácio do Planalto desmentiu que haveria a taxação do Pix — 68% tiveram acesso à informação, enquanto 31% não ficaram sabendo do desmentido.


A falsa informação, difundida nas redes sociais, alega que uma portaria da Receita Federal, posteriormente revogada pela gestão do presidente Lula (PT), levaria à cobrança de imposto sobre o Pix.



A revogação da norma pela Receita Federal ocorreu após grande repercussão negativa e o aumento da desinformação sobre o tema. Apesar disso, somente 55% dos entrevistados souberam da suspensão da portaria, enquanto 45% não foram informados sobre a decisão.


O governo, por meio de uma futura medida provisória (MP), planeja reforçar que não haverá diferença de valores entre pagamentos via Pix e em dinheiro. A MP também garantirá o sigilo bancário e rechaçará qualquer possibilidade de taxação do Pix.


A pesquisa da Quaest foi realizada presencialmente com 1.200 brasileiros, abrangendo todas as regiões do país, entre os dias 15 e 17 de janeiro, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page