Dólar alto: Campos Neto foi irresponsável e deixou 'arapuca' no Banco Central, diz Lula
Além das críticas ao Banco Central, Lula mencionou que pretende se reunir com representantes do setor de alimentos para discutir medidas contra a inflação
Nesta quinta-feira (6), durante entrevista a rádios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a gestão de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central. O mandatário afirmou que a instituição foi “totalmente irresponsável” e que a alta do dólar é consequência de uma “arapuca” deixada pelo ex-presidente da instituição. Segundo ele, essa situação não pode ser resolvida rapidamente.
“Tivemos um aumento do dólar porque tivemos um Banco Central totalmente irresponsável, que deixou uma arapuca que a gente não pode desmontar de uma hora para outra. A gente não pode dar um cavalo-de-pau em um navio do tamanho do Brasil”, declarou. O presidente ressaltou que medidas precisam ser tomadas com cautela para evitar impactos negativos na economia.
Lula também relacionou a valorização do dólar ao cenário internacional, citando a campanha eleitoral nos EUA:
“O aumento do dólar começa a mostrar que as loucuras que estavam sendo feitas nos Estados Unidos, a campanha, os discursos, aquela coisa maluca, contribuíram para o dólar crescer. Mas ele agora começa a se ajustar”.
Além das críticas ao Banco Central, Lula mencionou que pretende se reunir com representantes do setor de alimentos para discutir medidas contra a inflação.
O governo avalia reduzir o imposto de importação sobre produtos com preços elevados no Brasil, como forma de aliviar o custo para os consumidores.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.