top of page
Foto do escritorJornal Daki

Décio Machado é destituído da presidência da AGLAC

Imortais da Academia cinquentenária tomaram decisão em Assembleia realizada nesta sexta (27)


Por Cláudio Figueiras

Décio Machado/Foto: Reprodução

Décio Machado não é mais presidente da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências (AGLAC). Ele e toda a diretoria administrativa e fiscal foram destituídos de seus cargos em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta sexta (27) na sede provisória da instituição no ICBEU.


A decisão que tornou os mandatos extintos tem efeito imediato. Machado não estava presente.


Na reunião, que aprovou todos os pontos pautados na Assembleia convocada em edital no dia 13/12, os membros da Academia elegeram uma comissão eleitoral que vai conduzir o processo de escolha da nova diretoria, que deve ter o veterano jornalista Rujany Martins como candidato a presidente, muito provavelmente em chapa única.


As eleições foram marcadas para ocorrer em 21 de janeiro.



A AGLAC, fundada em 1974 por um grupo de intelectuais gonçalenses, vive uma crise interna que vem se escalando pelo menos desde 2019, tendo Décio Machado como principal pivô no que mais tarde, em 2022, ficou conhecido como a "rebelião dos imortais" contra os alegados desmandos do presidente da instituição que em 2024 fez 50 anos.


Os acadêmicos, além de estarem insatisfeitos com a gestão de Machado, cobravam da diretoria novas eleições, vencidas desde 2022, e que agora finalmente poderão ser realizadas.


Décio Machado presidia a AGLAC desde 2016.

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page