Disque 100 como aliado contra o racismo em São Gonçalo
Vereadores aprovaram projeto de lei que obriga poder publico a afixar cartazes com o número do telefone para a população poder fazer denúncias
Por Cláudio Figueiras
A Câmara de Vereadores aprovou nesta quarta (15), em primeira discussão, projeto de lei que obriga a Municipalidade afixar, em locais públicos ou privados, com grande circulação de pessoas, cartazes informativos com um número telefônico, gratuito, de denúncias contra o racismo: o Disque 100 Direitos Humanos - Racismo.
"O racismo é um mal que tem que ser constantemente combatido. Ainda mais numa cidade majoritariamente negra como São Gonçalo. Meu mandato está a disposição da luta antirracista", disse o vereador Prof. Josemar (Psol), autor original da proposta, que tem ainda como coautores os vereadores Romario Regis (PCdoB) e Priscilla Canedo (PT).
"Estou feliz pela aprovação e por fazer parte deste projeto como co-autora. O Disque 100 é uma ferramenta essencial para coibir o crime de racismo em São Gonçalo. Esperamos que após segunda discussão, o prefeito tenha sensibilidade e aprove", disse Priscila.
O Disque 100 é um serviço nacional, infelizmente pouco difundido, que recebe denúncias sobre violações dos direitos humanos de diversos grupos socialmente vulneráveis e temas, como crianças e adolescentes, pessoas idosas, com deficiência, população LGBT, violência policial etc.