Discurso de Bolsonaro já estava pronto para golpe de Estado, afirma PGR
Descoberta reforça que ex-presidente comandava a organização criminosa e pretendia se manter no poder pela força, segundo MP

A Procuradoria-Geral da República (PGR) revelou que Jair Bolsonaro (PL) já tinha um discurso preparado para anunciar um golpe de Estado, caso o plano fosse bem-sucedido. O documento detalhava os próximos passos, como a decretação do estado de sítio e a implementação da Lei da Garantia e da Ordem (GLO).
O texto foi encontrado na sede do Partido Liberal, na sala do ex-presidente e no celular de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens. Segundo o relatório do procurador-geral da República, Paulo Gonet, a descoberta reforça que Bolsonaro comandava a organização criminosa e pretendia se manter no poder pela força.
As investigações da PGR, conduzidas ao longo de quase dois anos, indicam que o ex-presidente liderava diretamente a tentativa de impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após as eleições de 2022. A denúncia foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira (18) e inclui, além de Bolsonaro, outras 33 pessoas ligadas ao ex-mandatário.
Entre os crimes apontados estão organização criminosa armada, golpe de Estado e tentativa de abolição do estado democrático de direito. Caso a Primeira Turma do STF aceite a denúncia, Bolsonaro se tornará réu e poderá enfrentar uma pena de até 39 anos e quatro meses de prisão.
Via Agenda do Poder.