Diplomado deputado federal, Dimas está pronto para fazer história
- Jornal Daki
- 17 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de dez. de 2022
Médico sanitarista chegou a um lugar onde jamais um migrante nordestino radicado em São Gonçalo alcançou na vida pública
Especial Helcio Albano

O médico sanitarista Dimas Gadelha, 47, foi diplomado deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro nesta sexta (16), no Theatro Municipal, e está pronto para fazer história. Natural de Sousa (PB), Dimas chegou a São Gonçalo, mas precisamente no bairro Trindade, aos 13 anos de idade com um sonho: fazer Medicina.
E fez. Se especializou em SUS, foi um dos melhores secretários municipais de Saúde do Brasil e se candidata fortemente a ser o mais bem sucedido migrante nordestino adotado por São Gonçalo em seus 443 anos de acolhimento a brasileiros, de norte a sul do país, e até a estrangeiros, acossados por guerras, pestes, fome e miséria.
A carreira como médico começou no Pronto Socorro Central de São Gonçalo ainda no final dos anos 1990. E o alçou, a partir da Secretaria de Saúde do Município, a ser um dos maiores especialistas em SUS do Brasil, participando da implantação e gestão do Programa Saúde da Família (2000) e da criação de diversas outras políticas públicas na área enquanto esteve à frente da Pasta, entre 2015 e 2018, fazendo com que o município despontasse com um dos melhores indicadores de Saúde entre cidades com mais de 1 milhão de habitantes.
O desempenho de Dimas Gadelha na gestão pública fez nascer no paraibano-gonçalense outra paixão: a Política, essa, com "P" maiúsculo. Depois de uma carreira meteórica iniciada em 2018, e o "quase" em 2020, quando disputou a Prefeitura de São Gonçalo, aquele menino tímido e franzino, que chegou a ajudar o tio a vender panelas pelas ruas de São Gonçalo, chega à Câmara Federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com mais de 80% dos votos recebidos dados pelos gonçalenses em reconhecimento à sua trajetória de luta.
Dimas encarna e representa muita coisa: nordestino do sertão paraibano, gonçalense por adoção - e opção -, médico sanitarista, que tem no SUS a razão de sua vida, e primeiro deputado eleito com as credenciais petistas, de esquerda e progressistas de São Gonçalo, cidade marcada pela pobreza e fisiologismo político, a maior de todas as barricadas à adoção de políticas públicas e universalizantes para a população, especialmente em saúde e educação.
No PT, o agora deputado teve o seu segundo acolhimento, de uma identidade e consciência que já nascem na aridez do chão duro do sertão, seguem na luta por um sonho individual, mas com propósito coletivo, e que se consolida com sua vivência em gestão pública de saúde no município com a 2ª pior renda per capita do estado e o pior IDH nacional entre as cidades com mais de 1 milhão de habitantes do país. Dimas está no lugar certo e na hora certa para fazer história.
Sorte do Brasil, do Rio e de São Gonçalo que têm Dimas Gadelha.
E 2024 é logo ali.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.
