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'Diminha' e 'Lulinha' reforçam campanha de Dimas Gadelha em São Gonçalo

Bonecos têm novamente a missão de grudar imagem de Lula ao candidato do PT e também nacionalizar o embate eleitoral


Por Cláudio Figueiras


Eles estão de volta. Os bonecos de corpo inteiro "Diminha" e "Lulinha", que participaram da campanha vitoriosa de Dimas Gadelha (PT) à Câmara Federal em 2022, agora voltam com tudo na disputa municipal, para a alegria da garotada que corre para tirar fotos com os personagens animados.


"Diminha e Lulinha voltaram a pedidos da militância e dos apoiadores. Eles dão um tom leve e de alegria no corpo a corpo com os eleitores que param com suas crianças para tirar fotos com a gente e também para ouvir nossas propostas", comemorou Dimas, que fez escola com essa ideia.


Dezenas de candidatos a vereador da cidade copiaram a ideia do postulante à prefeitura de São Gonçalo e também fizeram os seus bonecos. Embora, em alguns casos, não tenha dado muito certo o resultado, ficando a caricatura gigante bem longe do original e virando motivo de brincadeira em grupos políticos de WhatsApp da cidade.

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"Bonecos animados estão muito presentes em ambientes lúdicos e de festa, como parques temáticos, sendo a Disney o mais famoso deles. Funciona muito em forma de animais. Com pessoas só funciona se elas tiverem traços bem marcantes, como é o caso de Dimas e de Lula", observa a cenógrafa Maria Eugênia da Silva.



Além de leveza e alegria, Diminha e Lulinha nacionalizam a campanha eleitoral em São Gonçalo, como observa o jornalista e cientista político Rodrigo Melo:


"O candidato do PT tem um grande trunfo na mão que é o Lula. A presença permanente do presidente em forma de boneco nas caminhadas de Dimas deve ser um sinal de que a população ainda não sabe direito quem é o candidato do Lula em São Gonçalo. Os bonecos animados dão um ar lúdico, alegre que constrange os mais violentos nos embates de rua, mas são principalmente uma estratégia de nacionalização da campanha", disse Melo.


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