top of page

Deputado aposta em 'política de proximidade' para ouvir mais de perto a população

Foto do escritor: Jornal DakiJornal Daki

Dimas Gadelha monta gabinetes itinerantes para ir além do alcance das redes sociais com prestação de contas e serviços


Por Cláudio Figueiras

Dimas, em primeiro plano, e Aparecida ao alto/Foto: Fábio Silvestre
Dimas, em primeiro plano, e Aparecida ao alto/Foto: Fábio Silvestre

O deputado federal Dimas Gadelha (PT-RJ) vem apostando na "política de proximidade" para se aproximar da população gonçalense e ouvir suas demandas.


O "Gabinete Itinerante" (GI) do parlamentar, montado em bairros movimentados de São Gonçalo, tem como objetivo prestar contas do mandato, ouvir reclamações e propostas dos munícipes para a cidade e para o país, além de prestar atendimento social e cuidados básicos de saúde, como medição de temperatura, glicose e pressão. Dimas é médico e muitos de sua equipe também são da área da saúde.


"A rede social é muito boa para a gente se comunicar com a população, mas nada supera esse contato direto, olho no olho. É falando direto com as pessoas que temos a real noção do que está acontecendo na cidade que não aparece na mídia. Dez em cada dez pessoas reclamam muito do atendimento da Saúde que está muito ruim e demorado, apesar da propaganda da prefeitura. A mesma coisa ocorre com a Educação. Falta professor, a escola é quente. Há relatos de liberarem as crianças mais cedo por causa do calor. Isso explica os péssimos resultados revelados recentemente pelo MEC. Isso tudo ficamos sabendo na rua, de peito aberto", disse Dimas ao Daki.



Em agosto do ano passado, relatório Criança Alfabetizada 2023, do Ministério da Educação (MEC), apontou que mais da metade das crianças gonçalenses ou são analfabetas ou mal sabem ler e escrever ao final do ensino fundamental (9º ano).


O parlamentar é o único representante eleito pela cidade a manter um gabinete fixo, na Av. Presidente Kennedy, aberto de segunda a sexta para receber a população, que pode agendar uma conversa com o deputado no próprio local. Dimas, porém, salienta que nada supera o contato na rua:


"A rua é especial porque o atendimento é espontâneo e também uma forma de dizer que o político está a serviço do povo e deve estar onde ele está. Além de São Gonçalo, vamos percorrer todas as cidades do estado com esse trabalho. Hoje mesmo anotei duas sugestões para incorporar em projetos de lei. Quando ficarem prontos, vou anunciar o nome das pessoas na tribuna da Câmara e nas redes sociais", revelou o deputado, que está em seu terceiro ano de mandato representando o Rio de Janeiro em Brasília.


O GI, que começou ainda no ano passado, tem sido bem recebido. Neste final de semana, o gabinete foi montado no bairro Trindade na sexta (7) e em Alcântara, no sábado (8), com a equipe que contou, inclusive, com a presença da ex-prefeita Aparecida Panisset, atendendo moradores do local e de toda a região, como Maricá e Itaboraí.


Eliane Castro, moradora de Maria Paula estava em Alcântara e aprovou a iniciativa. Assim como o Jeferson de Itaboraí e a Gabriela do Colubandê.


"Hoje eu tive a oportunidade de ser atendida por essa equipe e é muito importante porque não é ano de eleição e eles estão aqui prestando esse serviço. Super aprovo", declarou a moradora do Colubandê.


O assunto da semana na cidade e abordado no GI foi a explosão da violência, que registrou recordes de roubo de veículos, ocasionando em pelo menos duas mortes de inocentes, entre eles um músico e um policial militar, assassinado durante um arrastão no Rio do Ouro ao lado de sua família. Os dois casos causaram comoção levada à tribuna da Câmara pelo deputado.


"Foram dois casos comoventes que se unem a tantos outros em nossa cidade e estado, que estão sem comando na segurança, infelizmente. O povo não aguenta mais viver com medo. O governo Lula sabe que é um problema grave e está trabalhando para que o país tenha um programa de segurança pública nacional e integrado com as polícias e outros órgãos de governo e da sociedade. E junto a isso, disputar a juventude contra o crime e vencer, com educação, esporte e cultura pra virar a chave dessa realidade. Mas para que tudo isso aconteça, governadores e prefeitos têm que colaborar", finalizou Dimas.


As atividades do parlamentar podem ser acompanhadas diretamente pelo site da Câmara dos Deputados aqui ou em suas redes sociais: @drdimasgadelha.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page