DataSenado: 81% acham que fake news podem impactar “muito” as eleições
O Instituto de Pesquisa DataSenado divulgou, nesta segunda-feira (19/8), o mais recente estudo com brasileiros sobre notícias falsas e democracia.
A pesquisa da 21ª edição do Panorama Político, que celebra os 20 anos do DataSenado, ouviu 21.808 cidadãos de todas as regiões do Brasil.
O levantamento revela que 81% acreditam que a disseminação de fake news pode afetar “muito” o resultado das eleições. Esse é o mesmo percentual de cidadãos que concordam que as redes sociais devem ser responsáveis por impedir a divulgação de notícias falsas.
A pesquisa do DataSenado também mostrou que 72% entre quem usa as mídias sociais afirma ter tido acesso, nos últimos seis meses, a notícias que desconfiaram ser falsas.
Para 31% desses brasileiros, o motivo para compartilhamento da notícia falsa é a “vontade de mudar a opinião dos outros”. Outros 30% acreditam que a disseminação de fake news ocorre por falta conhecimento de que aquelas informações não são verdadeiras.
O levantamento do DataSenado também verificou que 50% da população que acessou fake news considera ser difícil avaliar se uma notícia é falsa ou verdadeira. Outros 46% acham que é fácil, e 4% não souberam ou preferiram não responder.
*Com informações Metrópoles
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.