Câmara Municipal realiza solenidade pelos 446 anos de São Gonçalo
Evento ocorre em 7 de abril e fará homenagem póstuma a dois grandes ícones da cidade, Luiz Palmier e Salvador Mata e Silva
Por Cláudio Figueiras

A Câmara de Vereadores de São Gonçalo realiza no dia 7 de abril solenidade em comemoração dos 446 anos da cidade, criada a partir da posse da Semaria das "Bandas d'Além" pelo fidalgo português Gonçalo Gonçalves em 6 de abril de 1579.
O evento, organizado pelo mandato do vereador Juliano Freitas (PT), com apoio da Frente Literária Gonçalense (Flig), fará homenagem póstuma a dois grandes ícones do município, o médico Dr. Luiz Palmier (1893-1955) e o historiador Salvador Mata e Silva (1943-2016).
O professor e historiador Homero Guião, grande pesquisador e entusiasta de São Gonçalo, confirmou presença e também será homenageado devido sua grande contribuição para a valorização da história e da memória do município.
Outras personalidades, como o veterano jornalista Rujany Martins, o professor Rui Aniceto Fernandes e o historiador Carlos Medeiros, fazem companhia a Guião com homenagens no evento através de títulos e moções de aplausos.
"Eu fico muito feliz de promover a solenidade para lembrar a criação de nossa cidade muito antes do 22 de setembro de 1890. Nossa história vem de longe. E fico ainda mais feliz em poder receber e homenagear na Câmara pessoas que amam e trabalham por São Gonçalo", declarou Freitas.

A data de 6 de abril como a do início da história de São Gonçalo foi uma descoberta da professora e pesquisadora gonçalense Maria Nelma Carvalho Braga, publicada em seu livro O município de São Gonçalo e sua história (1997).
"Esse evento é importante para que criemos a cultura de celebrar a história de São Gonçalo quando tudo começou, em 6 de abril de 1579, quando é reconhecida a carta de doação dessas terras a Gonçalo Gonçalves, que logo em seguida ergueria a Capela ao seu santo de devoção que deu nome à cidade. E também uma forma de equiparar o que ocorre em outras cidades, que estabelecem como um dos marcos de origem a criação de suas sesmarias", disse o jornalista e editor Helcio Albano, um dos coordenadores da Flig e diretor da editora Apologia Brasil.
A 4ª edição da obra da pesquisadora, lançada em 2024 (ed. Apologia Brasil, 592 págs.), traz documentos direcionados ao então prefeito Henry Charles e à Câmara Municipal entre 2001 e 2003, pedindo para que a data fosse reconhecida e incorporada ao calendário oficial da cidade, reivindicação até hoje não atendida pela prefeitura.
"Aniversários servem para lembrar o que somos e de onde viemos. O gonçalense precisa saber quem ele é e de onde veio. Reconhecer o 6 de Abril nos tornará ainda maiores", finalizou Albano.
Serviço:
Solenidade em comemoração ao aniversário de 446 anos de São Gonçalo - 6 de Abril de 1579
Local: Câmara Municipal de São Gonçalo
Dia: 7 de Abril
Horário: 16 horas
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.