top of page

Culturanime

Foto do escritor: Jornal DakiJornal Daki

Por Cláudio Roberto

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

2025 marca os 40 anos de realização da série “O Fantástico Jaspion” no Japão. Produzida como um programa de ação/fantasia, a série estreou em 15 de março daquele ano, sendo exibido até 24 de março de 1986 na TV Asahi, num total de 46 episódios de 30 minutos.


Foi a partir de 1987 (com o lançamento inicial em VHS) e posteriormente com a exibição em TV a partir de 22 de fevereiro de 1988 dentro do programa “Clube da Criança” da extinta Rede Manchete, que “O Fantástico Jaspion” virou um fenômeno mercadológico oriental sem precedentes no Brasil. Me atrevo a dizer que Hikaru Kurosaki – o ator responsável por ser ‘o Tarzan Galático’ em defesa do Universo – é o japonês mais conhecido de todos os tempos no Brasil, superando nomes como os de Toshiro Mifune (famoso pelos seus papéis em filmes do diretor Akira Kurosawa), Akio Morita (fundador da Sony Corporation) ou de Satoru Nakajima (o famoso companheiro de Ayrton Senna em sua temporada na equipe Lótus de Fórmula 1 em 1987).



Apesar da fama no Japão, Hikaru Kurosaki decide abandonar a carreira artística em definitivo, passando a trabalhar como instrutor de mergulho em Okinawa. Mas... Parece que alguns “fãs”, não conseguem compreender a vida reclusa do ator. Chegando até mesmo a receber ‘respostas atravessadas’ do mesmo (conforme o relato de pessoas como o jornalista Marcus Marinho – repórter da Rede Record e escritor de um livro acerca da história dos heróis japoneses na TV – e do cantor e escritor Ricardo Cruz, que não conseguiu incluir o relato de Hikaru Kurosaki em seu livro “Jaspion – Guia Visual Definitivo”, lançado pela Editora Mozu em 2024).


Pode-se questionar o porquê do ator ignorar solenemente o interesse dos fãs (que não são poucos – Se ele participasse de um grande evento no Brasil, certamente seria um marco inesquecível). Porém, problemas e decepções podem ter feito o ator optar por essa vida reclusa. Cabe a nós respeitarmos por essa opção (embora não seja a opção esperada vinda de alguém que fez a alegria de toda uma geração de crianças brasileiras no final dos anos 1980 / início dos anos 1990).


Jaspion – o programa de TV – está disponível para consulta a qualquer hora do dia no canal da Sato Company no YouTube (a atual distribuidora da série no Brasil). Se o ator resolveu trilhar um outro caminho de vida... Pelo menos na ficção, ele estará sempre a postos em sua armadura Metaltex, para evitar o sucesso do poderoso SatanGoss em transformar o indefeso planeta Terra no Império dos Monstros da Via Láctea.



Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Uma coluna que conta ‘um pouco’, de um ‘muito’ e vasto universo – o “Universo Anime” por Cláudio Roberto.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page