Culturanime
Por Cláudio Roberto
A semana se agitou nessa semana, com uma notícia “bombástica” (dada em primeira mão por Orlando Naninho do site On Pop Life): A Omelete Company assume o Anime Friends, ao comprar mais da metade da marca.
Para quem não sabe: A Omelete Company (maior grupo independente de cultura pop da América Latina, organizadora da CCXP e da (Gamescom) anunciou mais um investimento. A partir de agora, o Anime Friends - o maior festival de cultura pop asiática da América Latina - faz parte da sua unidade de negócios de Live Experience.
E muita coisa foi dita (e principalmente ESPECULADA).
Bem, como começar? Em primeiro lugar... Eu vejo de muitos "criadores de conteúdo", um festival de BESTEIRAS e de FAKE NEWS que longe de 'informar', só cria mais "pânico" e pretenso 'engajamento' em busca de polêmicas... E de likes!
Sim, é fato que o Anime Friends agora faz parte do grupo Omelete. É fato que - graças a isso - ainda teremos um evento que manterá a sua importância e relevância dentro do mercado.
Mas até o momento, NENHUMA mudança radical ocorreu dentro do Anime Friends (e nem ocorrerá a princípio). A CCXP, tem o seu foco numa parcela do público (A e B).
O Anime Friends, tem o seu foco numa outra parcela (C, D e E). Apesar de "distintos", ambos são complementares. E uma política de planejamento dentro do grupo Omelete, dará sinergia entre dois projetos distintos e que não entrarão em "conflito" (o que o Anime Friends ganharia em fazer um Ressaca Friends logo após uma CCXP? Teremos uma 'racionalização' de estratégias, que não "saturará" o mercado, com eventos fracos e que pouco ou nada agregam no atual momento).
Com relação ao temor de que 'o AF ficará mais caro'... NADA dentro da estrutura do Anime Friends mudará. As mesmas pessoas que trabalhavam no Anime Friends em 2024 continuarão trabalhando no Anime Friends em 2025, a gratuidade do Anime Friends que teve em 2024 continuará em 2025 (tanto que a data da edição vindoura foi marcada de forma para atrair um público escolar que estará em final de semestre letivo e início de férias, além de um contrato já previamente feito entre o Anime Friends, Anhembi e Secretaria de Turismo de SP).
Quando ao "estreitamento da entrada de criadores de conteúdo"... É infundada essa suposição. A menos que tenhamos relatos de que a distribuição de credenciais para o AF tenha sido injusta... Eu vejo o Anime Friends muito mais racional em fornecer credenciais do que grandes eventos que barram tudo e a todos sem motivos.
Enfim... Sem grandes mudanças (porém, uma chusma cria um quadro dantesco de fatalidade e horror, quando na verdade o maior beneficiado é o público... Que tantas vezes NÃO foi tratado da maneira que deveria. Essa é a minha opinião.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Uma coluna que conta ‘um pouco’, de um ‘muito’ e vasto universo – o “Universo Anime” por Cláudio Roberto.