Culturanime
- Jornal Daki
- 22 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Por Cláudio Roberto

Na semana que passou, a “Cultura Geek” teve foco na cidade de Niterói (RJ). Nos dias 09 (sábado) e 10 de novembro (domingo), a segunda edição do evento “Niterói Expo Geek” agitou o Teatro Oscar Niemeyer no Centro daquela cidade.
Com patrocínio da Prefeitura de Niterói e da Secretaria Municipal das Culturas, o evento trouxe: Espaço Cosplay, Concursos de Fantasia e de K-Pop, Arena de Videogames, Stands de Produtos, Praça de alimentação, além das ações promocionais da Nissin Lamen e dos energéticos Monster, distribuindo produtos para a galera.
Após um período de “auge” nos anos 2010 – onde ‘na garra e na coragem’ promotores faziam sucesso apenas com o seu esforço, mas sem nenhum tipo de apoio público – tivemos um momento de declínio e de até de “quase desaparecimento” da Cultura Pop / Geek na cidade de Niterói. Porém, eis que veio o esforço para que – com o apoio de diversos entes públicos – a “Cultura Nerd” não poderia mais vista por muitos como uma mera ‘brincadeira’.
E sim, como uma economia criativa que movimenta as cidades. No estado do Rio de Janeiro, a iniciativa da Prefeitura de Niterói é extremamente louvável: Apenas o “Anime Friends” –que ocorre em julho na cidade de São Paulo – consegue ter o apoio do poder público em conseguir não somente um espaço nobre (como o Pavilhão do Anhembi por lá / e o Teatro Oscar Niemeyer cá) – como também o fomento que possibilita a gratuidade dos ingressos.
Um benefício que possibilita a inclusão da população no acesso à cultura. E que dá um brilho todo especial a esta festa mais do que bonita. Parabéns a todos!
Por hora, fique agora com algumas das imagens deste evento!



Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Uma coluna que conta ‘um pouco’, de um ‘muito’ e vasto universo – o “Universo Anime” por Cláudio Roberto.