Culturanime
Por Cláudio Roberto
Entre 2002 a 2004, o auditório do 9º. Andar do prédio principal da UERJ no Maracanã (Rio de Janeiro), abrigou o “Anime Center”.
Organizado por Pedro Carvalho, foi uma das primeiras ‘mostras de animes’ feitas no estado. E que – com o passar do tempo – se tornaria o que nós chamamos atualmente de “evento geek/de anime”.
E o que havia? Exibição de animes, ora pois! Não havia streamings que disponibilizassem todo e qualquer tipo de material para consulta dos fãs. E restava apenas como opção essas ‘mostras de animes’, onde além dos animes aguardados pelos fãs, havia também exposição de ilustrações (além dos primeiros “cosplayers”, feitos bem na base do improviso, diga-se de passagem). Mas nem por isso, menos divertidos!
Fica aqui o registro do início dessa cultura urbana, que – vinte anos depois – galgaria um espaço que muitos daqueles jovens, jamais imaginariam!
CR
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Uma coluna que conta ‘um pouco’, de um ‘muito’ e vasto universo – o “Universo Anime” por Cláudio Roberto.