top of page
Foto do escritorJornal Daki

Crimes das milícias foram os mais denunciados pela população em 2023 no Rio

Dados foram divulgados pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ)

As denúncias podem ser feitas de modo anônimo pelo tel 127/Foto: Reprodução
As denúncias podem ser feitas de modo anônimo pelo tel 127/Foto: Reprodução


Mais de 89 mil comunicações foram feitas pela população à Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ao longo do ano de 2023. E a maior parte dos relatos encaminhados ao MP envolve milícias e atos de improbidade administrativa.

A "comunicação" é o que popularmente chama-se de "denúncia.


O quantitativo representa um aumento de quase 75% em relação às 51.105 recebidas em 2022, um novo recorde da instituição.


Na categoria de Investigação Penal o que mais chegam são notícias envolvendo milícias (2.330), depois de crimes contra pessoas (1.168), da lei de entorpecentes (1.086), ameaças (851) e os demais.



No âmbito da Cidadania, lideram os relatos sobre possível prática de improbidade administrativa (2.234), irregularidades em concursos (1.147) ou serviço público deficiente (651).


A temática dos concursos públicos ou de contratações temporárias (740) também é a mais recorrente entre as comunicações envolvendo a atribuição das promotorias de Tutela Coletiva de Proteção à Educação, seguida por questões envolvendo a valorização dos profissionais da educação (578) e sobre educação especial (450).


As denúncias ao MP podem ser reitas por telefone (número 127) ou presencialmente em sua cidade.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page