Crianças influencers ganham bebida alcoólica como brinde de empresas de marketing
A investigação identificou 33 perfis no Instagram e TikTok divulgando esse tipo de conteúdo, monitorados por três meses
Plataformas de marketing de afiliados, como Kiwify e Cakto, estão expondo crianças e adolescentes que são incentivadas a vender cursos online, atraindo jovens para o mercado. Nas redes sociais, em que alguns “garotos propagandas” afirmam faturar até R$ 100 mil, eles recebem placas comemorativas e cestas de brindes com bebidas alcóolicas, como mostrou uma reportagem do G1.
A investigação identificou 33 perfis no Instagram e TikTok divulgando esse tipo de conteúdo, monitorados por três meses. Em um caso, uma influenciadora com menos de 18 anos, seguida por mais 457 mil pessoas, exibiu a cesta da Kiwify contendo espumante. A Cakto também enviou o mesmo brinde para a jovem, gerando repercussão após comentário do CEO Caio Martins: “Só não pode beber esse Chandon kkkkkkk”.
Procurada, a empresa alegou que apenas maiores de idade podem se cadastrar, vinculados a responsáveis legais, mas não comentou sobre a atitude do executivo.
A Kiwify, por nota, afirmou que não envia prêmios diretamente para menores e anunciou mudanças para evitar novos episódios. “A premiação é concedida a todos os produtores que atingem R$ 100 mil, sem distinções”, explicou. A empresa declarou ainda que as contas identificadas com possíveis irregularidades estão sendo bloqueadas preventivamente para investigação.
*Com informações DCM
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.