top of page

Crianças, adolescentes e jovens somam 71% dos mortos por policiais em 2023 no Brasil


Foto: Reprodução/Maré das Notícias

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2023 a polícia foi responsável pela morte de 6.393 pessoas em todo o país. Destas, 71,7% eram crianças, adolescentes ou jovens com até 29 anos, sendo 82% negras. Nesta quinta-feira (22), a Plataforma de Direitos Humanos - Dhesca Brasil lançou em Salvador um relatório que buscou medir os impactos dessa letalidade policial nas infâncias negras da Bahia e do Rio de Janeiro, estados com maiores índices de letalidade policial no país há alguns anos.



De acordo com o documento, de 2015 a 2022 os indicadores de letalidade policial na Bahia quadruplicaram. Segundo monitoramento do Instituto Fogo Cruzado fornecido à Plataforma Dhesca, em média quatro pessoas foram baleadas por dia em Salvador e região metropolitana somente em 2023, sendo que 34% dos tiroteios ocorreram durante ações policiais.


"[O relatório] diz respeito a um cenário de genocídio, um fenômeno que coloca o Brasil no mapa de violações gravíssimas de direitos humanos. E temos um recorte assustador de como essa violência tem impactado as crianças, que não estão seguras nos territórios onde moram, dentro de casa, a caminho da escola", destaca Iara Moura, integrante da Plataforma Dhesca e uma das relatoras do documento.



O documento aponta que as operações policiais vitimaram perfis específicos e marcados pela violência racial e étnica. Em Salvador e região metropolitana, 47% das vítimas eram negras e 94%, meninos. No Rio de Janeiro, também em 2023, pelo menos 23 crianças e adolescentes foram baleados em ações policiais, resultando em dez mortes confirmadas.

*Com informações Brasil de Fato

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page