Coronavírus: Itaboraí cria programa de atendimento a pessoas em situação de rua
Atendimento é feito no Centro Pop está localizado na Rua Augusto Moreira
As secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Saúde iniciou o projeto “Médico no POP”, que visa o atendimento de usuários no Centro Pop (Centro Especializado de Atendimento as Pessoas em Situação de Rua), da cidade.
No local, os moradores em situação de rua podem aferir a pressão, glicemia, peso, altura, saturação e o exame clínico. Além disso, podem ser encaminhados quando preciso for para os demais atendimentos na rede de Saúde. No Centro Pop os usuários são cadastrados e ganham kit de higiene pessoal, podendo tomar banho e se alimentar, tudo gratuitamente.
Vale ressaltar que por causa da pandemia do Covid-19 as atividades coletivas estão suspensas.
- A ação tem como objetivo assegurar a esses cidadãos o direito a saúde dentro de suas necessidades, principalmente nesse período de pandemia. Com o apoio das equipes da Secretaria de Saúde, as abordagens sociais têm sido intensificadas com uma rota diária dividida em dois turnos, onde as pessoas em situação de rua têm a opção de serem levadas ou não para abrigos de apoio - afirmou a coordenadora do Centro Pop, Kariane Tavares.
O Centro Pop está localizado na Rua Augusto Moreira, nº 47, em Jardim Imperial e funciona das 11h às 15h, de acordo com o decreto de N° 57, publicado no Diário Oficial em de 22 de abril.
Ao identificar pessoas nessa situação, qualquer indivíduo pode entrar em contato através do número: (21) 2635-3211.