Colégio Municipal Santa Luzia promove palestra sobre história de São Gonçalo
Erick Bernardes, autor dos livros Cambadas, falou da importância de se valorizar o lugar onde se vive
Neste mês a cidade de São Gonçalo comemorará o seu aniversário, mais especificamente no dia 22. Por esse motivo, a Escola Municipal Santa Luzia promoveu a palestra "Histórias Itinerantes", em consonância ao projeto "São Gonçalo: um Lugar de Memória". O palestrante, professor e escritor Erick Bernardes, autor dos livros Cambadas, falou aos alunos sobre a história do município e da importância de se valorizar o lugar onde se vive.
Foram contempladas turmas dos quartos anos do ensino fundamental. A palestra enfocou não só a história, como também a geografia e a biologia do Leste Fluminense. Ao final do evento, o espaço para perguntas evidenciou o interesse dos alunos pelo lugar onde vivem e proporcionou que novas narrativas surgissem por meio das sugestões das próprias crianças, culminando com um café da tarde.
O escritor Erick revelou que ficou muitíssimo feliz com o interesse dos alunos e envolvimento dos professores com o projeto. "A certeza de que as histórias fomentam nas crianças a noção de pertencimento é a melhor parte da palestra. Eles curtem mesmo ouvir falar coisas boas sobre o lugar em que vivem. Acabam levando as histórias para casa e narram aos pais e responsáveis o que aprenderam na escola", finaliza o palestrante.
De acordo com a diretora da escola Angélica Machado C. de Asssis: "a importância da palestra se dá a partir do momento em que conseguimos através da nossa fala fomentar, no caso dos nossos alunos, a curiosidade e o contentamento em pertencer a um município tão rico! E aqui , nesta questão, falo em riqueza cultural e, a partir daí, levá-los a pensar, refletir sobre o real papel de cada um deles e de cada um de nós, que estamos inseridos nesse contexto social, para que possamos continuar fazendo a diferença de maneira positiva sempre".
A Orientadora Pedagógica Ingrid Gomes da Venda Nictheroy informou que "o projeto tem como objetivo que cada turma fique responsável em trabalhar, pesquisar e aprofundar um ponto do nosso município (personalidades, pontos turísticos, história, história da nossa escola e do bairro). A ideia é despertar nos alunos um olhar sobre nosso município, cultura, importância e história. Valorização da localidade e pertencimento. Apropriação cultural e social".
A Orientadora Pedagógica Simone confidenciou que pretende trabalhar com os alunos os livros de crônicas Cambadas, pois acredita que as histórias divertem e ao mesmo tempo ofertam conhecimento acerca do município.
O evento ocorreu nesta segunda-feira, dia 5. E a ideia é que no decorrer do ano letivo outras palestras acerca do município aconteçam.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.