Cláudio Castro dá a Aguas do Rio permissão pra ferrar (ainda mais) o povo
Por Helcio Albano
Cláudio Castro é uma nulidade. Todo mundo sabe que ele não governa coisa alguma. É um laranja de interesses inconfessáveis instalados no Palácio Guanabara.
Agora soubemos pela imprensa paulista que o governador do PL assinou na surdina um acordo com a famigerada Águas do Rio em que o estado reconhece erros no edital que privatizou a Cedae em 2021 e que supostamente teriam prejudicado a nova concessionária de saneamento.
"Supostamente", porque a Agenersa, agência reguladora do setor no estado do Rio, ainda vai investigar se houve ou não erros no edital, como alega a empresa. Mas sabe como é, até lá Inês é morta.
LEIA MAIS
O acordo com a Águas do Rio assinado por Castro libera aumento de tarifa além do reajuste inflacionário, a não obrigatoriedade da ampliação da base dos beneficiários dos serviços e cobrança pela "coleta" de esgoto pelas redes pluviais que deságua nos rios. Isso é a oficialização completa da putaria e blindagem total da empresa na Justiça.
Segundo matéria da Folha de S. Paulo de ontem (21), "a conciliação, assinada no início deste mês, foi intermediada pela agência para evitar que a Águas do Rio buscasse, por meio de arbitragem, a suspensão do pagamento da parcela de R$ 3,8 bilhões prevista para este ano, dos quais R$ 2,4 bilhões aos combalidos cofres estaduais e o restante às prefeituras".
A Águas do Rio acusa o governo do estado de elaborar um edital com dados irreais que impactaram negativamente os ganhos financeiros da concessionária. Sabendo a empresa que é, e o governo que temos, eles se acertam.
E a gente se estrepa.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.