top of page
Foto do escritorJornal Daki

Cinema brasileiro bate recorde de salas e aumenta público em 2024

Setor foi impulsionado por uma combinação de investimentos culturais, leis de incentivo e produções de destaque


Foto: Festival de Brasília/Divulgação

O cinema brasileiro alcançou um marco histórico em 2024. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) nesta segunda-feira (6), o Brasil atingiu o recorde de salas de cinema em funcionamento.



Durante o período mencionado, cerca de 3.509 salas de cinema estiveram em funcionamento, superando as 3.478 registradas em 2019, antes da pandemia de Covid-19, que causou o fechamento de quase metade das salas em 2020.


Além disso, municípios como Monte Carmelo e Ponte Nova, em Minas Gerais, e Miracema, no Rio de Janeiro, passaram a contar com suas primeiras salas de cinema. Em Viçosa, Alagoas, foi celebrada a reabertura de um cinema que estava fechado há três décadas.



Outro marco alcançado pelo cinema brasileiro em 2024 foi o aumento no número de espectadores em comparação a 2023. No ano passado, 121,08 milhões de pessoas passaram pelas salas de cinema, quase o dobro do número registrado em 2023.


Segundo o informe da agência, o setor foi impulsionado por uma combinação de investimentos culturais, leis de incentivo e produções de destaque, como “Nosso Lar 2“, “Ainda Estou Aqui“, e “O Auto da Compadecida 2“.


*Com informações CNN


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page