top of page
Foto do escritorJornal Daki

Cidades nos EUA são abandonadas antes da chegada do furacão Milton

 A região metropolitana de Tampa, que abriga mais de 3 milhões de pessoas, deve sofrer grandes danos, com a ameaça de inundações e destruição generalizada de casas e edifícios

O furacão Milton, considerado um dos mais potentes a atingir a Flórida, nos Estados Unidos, em mais de um século, deve alcançar a costa do estado na madrugada de quinta-feira (10), segundo informações do Centro Nacional de Furacões (NHC). Mais de 1 milhão de pessoas receberam ordens de evacuação, transformando as cidades em verdadeiras áreas desertas, com congestionamentos e filas nos postos de combustível, onde mais de 40% já estão sem gasolina.


Atualmente, o Milton está a aproximadamente 340 quilômetros da costa da Flórida, com ventos de até 260 km/h, e existe a possibilidade de essa velocidade aumentar ainda mais nas próximas horas. Inicialmente, o furacão havia perdido intensidade, caindo para a categoria 4, mas logo voltou a ser classificado como categoria 5, a mais perigosa.


A previsão do NHC é de que ele toque o solo em Tampa, uma das áreas mais vulneráveis, com uma força “extremamente perigosa”. A região metropolitana de Tampa, que abriga mais de 3 milhões de pessoas, deve sofrer grandes danos, com a ameaça de inundações e destruição generalizada de casas e edifícios.


Além de Tampa, outras áreas do estado, como Orlando, também estão em alerta. Os parques temáticos da Disney e da Universal decidiram fechar suas portas, e os aeroportos de Tampa e Orlando suspenderam todos os voos.


O impacto em Orlando pode ser igualmente devastador, especialmente considerando que a Flórida ainda está em processo de recuperação do furacão Helene, que passou pela região no final de setembro, causando dezenas de mortes.


O governador da Flórida, Ron DeSantis, enfatizou a necessidade de preparação para o que chamou de “impacto significativo”. Já a prefeita de Tampa, Jane Castor, foi mais incisiva ao alertar os moradores. “Se você estiver nela, basicamente estará no seu caixão”, disse, referindo-se ao perigo mortal para quem decidir permanecer nas áreas de risco. A cidade pode enfrentar marés de até 4,5 metros de altura, o que pode engolir residências inteiras.


A intensidade e rapidez com que o furacão Milton se formou têm surpreendido cientistas. Em menos de 46 horas, o Milton passou de uma tempestade tropical a um furacão de categoria 5, um dos aumentos de intensidade mais rápidos já registrados.


No México, onde o furacão também passou, os danos foram pequenos, sem registros de mortos ou feridos, mas as condições são bem diferentes para a Flórida, que deve enfrentar uma catástrofe natural de grandes proporções.


Enquanto as equipes de emergência se preparam para lidar com os efeitos do furacão, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, adiou compromissos internacionais para acompanhar de perto o desenrolar da situação. Ele classificou o Milton como o pior furacão a atingir a Flórida em mais de 100 anos.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page