top of page
Foto do escritorJornal Daki

Chuva causa impactos no fornecimento de água em cidades da Baixada Fluminense


Foto: Reprodução

A forte chuva que atingiu o Estado do Rio, nesta terça-feira (10), causou impactos no fornecimento de água em municípios da Baixada Fluminense. De acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), a operação das represas que compõem o Sistema Acari foi suspensa.

A Cedae destacou que, como medida emergencial, parou, nesta quarta-feira (11), a operação das represas Mantiquira, Rio D’Ouro, São Pedro, Tinguá e Xerém, para controlar a qualidade da água captada. Técnicos seguem fazendo o monitoramento contínuo das condições da água bruta durante todo o dia.


Com a paralisação das unidades, a Águas do Rio informou que a distribuição de água foi suspensa em partes dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados e Japeri. A concessionária disse que a regularização do fornecimento nas regiões será gradativa, após o restabelecimento integral de água nas represas.


Aproveitando a suspensão feita pela Cedae, a concessionária aproveitou para instalar na adutora que recebe a água da represa São Pedro uma válvula automática. Segundo a Águas do Rio, o mecanismo permitirá que a empresa faça uma melhor gestão sobre o volume recebido, controlando a pressão e a vazão na tubulação de grande porte, em tempo real, a partir do Centro de Operações Integradas (COI), localizado na Região Portuária do Rio.

O abastecimento nas regiões afetadas entrará em processo de normalização, que ocorre de forma gradativa, em até 72 horas, podendo levar mais tempo nas regiões elevadas e nas pontas das redes de distribuição.


De acordo com a Cedae, às 17h55, somente o subsistema São Pedro continuava fora de operação. O Xerém retornou às 17h52. As represas Mantiquira e o Rio D'Ouro voltaram a funcionar às 9h55 e a Tinguá voltou a produzir água normalmente às 15h40.



*Com informações O Dia

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page