Chuva causa alagamentos e bolsões d'água no Rio
Cidades da Região Metropolitana também foram atingidas pela forte tempestade
A forte chuva que caiu no Rio na manhã desta quinta-feira (9) causou diversos transtornos na cidade do Rio e em municípios da Região Metropolitana. Há registros de alagamentos e bolsões d'água em diferentes vias.
No Rio, segundo o Centro de Operações Rio, há bolsões d'água na Rua Ituverava, no Anil; na Avenida Brasil, na altura do Viaduto Ataulfo Alves; na Rua Barão de São Francisco, no Andaraí; na Rua Francisco Palheta, no bairro Vasco da Gama; na Rua Prefeito Olímpio de Melo, em Benfica; no Boulevard 28 de Setembro, na altura da Rua Felipe Camarão, em Vila Isabel; e na Rua Mariz e Barros, na Tijuca.
De acordo com o Alerta Rio, no momento, núcleos de chuva atuam em todas as regiões, principalmente no entorno do Maciço da Tijuca. Previsão de chuva moderada a forte na próxima hora, principalmente nos bairros do entorno do Maciço da Tijuca, podendo vir acompanhada de raios. Outros núcleos atuam sobre a Baía de Sepetiba e se deslocam em direção à Zona Oeste do município.
Entre 11h45 e 12h, houve registro de chuva muito forte na estação de Guaratiba (23mm). Entre 11h15 e 11h30, foi registrada chuva forte na Saúde (11mm), em Laranjeiras (6,8mm), no Grande Méier (5,4mm), em Santa Teresa (5,4mm) e São Cristóvão (4,8mm).
No Centro da cidade, um VLT da linha Gentileza X Praça XV parou devido a um alagamento na Rua da Constituição. Segundo passageiros, o condutor informou que a energia do meio de transporte não liga quando os trilhos estão alagados.
Nas redes sociais, foi informado que as Linhas 2 e 4 tiveram a circulação temporariamente interrompidas por conta dos alagamentos nos trechos entre Vila Olímpica e Central, e entre Saara e Tiradentes.
Por conta da forte chuva, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco de deslizamento de terra, já que o solo pode estar encharcado.
Na Região Metropolitana, Niterói também enfrenta transtornos causados pela intensa chuva desta manhã. Há registros de alagamentos em bairros como Ingá, Icaraí, Barreto, Santa Rosa e Centro. Nas redes sociais, moradores reclamaram da pouca capacidade do município de escoar a água: “"Vários pontos da cidade já estão completamente alagados. Isso é fruto de anos de descaso", desabafou um; “Trinta minutos de chuva são o suficiente para alagar o centro de Niterói. Lugarzinho desgraçado que obriga a gente a andar nessa água de rato”, esbravejou outra.
A prefeitura informou que a cidade segue em estágio de atenção, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte até as 19h, pelo menos. A orientação da Defesa Civil é para que a população evite transitar próximo a rios e áreas sujeitas a alagamentos; não se proteja sob árvores ou estruturas frágeis; e fique atenta à evolução das condições meteorológicas.
No Colubandê, em São Gonçalo, comerciantes ficaram ilhados no interior das lojas devido ao alagamento.
*Com informações O Dia
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.