top of page

Castro diz que Estado vai pagar por carros atingidos pelo caveirão no Complexo do Alemão


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O governador Cláudio Castro (PL) anunciou que o Estado do Rio de Janeiro irá arcar com os custos de reparo dos veículos danificados por um Caveirão que derrapou ao subir uma ladeira no Complexo do Alemão, Zona Norte. O incidente ocorreu durante uma megaoperação conjunta das polícias Militar, Civil e do Ministério Público.



Castro informou que o veículo havia entrado na comunidade para resgatar um PM do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que acabou baleado. Um óleo foi jogado na pista para dificultar a entrada dos policiais na comunidade. 


"A polícia já identificou e já falou com as pessoas. Todos os carros atingidos pelo Caveirão serão consertados. O Estado vai arcar com 100% do prejuízo dos proprietários. Não é justo que essas famílias tenham esse gasto. É importante lembrar que foi uma operação muito bem-sucedida hoje. O Caveirão entrou para salvar um policial que havia sido alvejado. Aquela cena mostra, mais uma vez, o que venho dizendo: a legislação está fazendo com que os criminosos não temam mais o Estado", afirmou.


A declaração aconteceu durante coletiva de imprensa voltada à apresentação do Plano de Contingência para Chuvas 2025, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul. Castro fez fortes críticas a ADPF nº 635, conhecida como "ADPF das Favelas", que restringiu as operações policiais nas comunidades do Rio.

"A legislação está tornando os criminosos mais ousados a cada dia. Colocam óleo na pista para o Caveirão não subir. Isso precisa ser analisado pelas autoridades, principalmente as relacionadas à segurança pública, para entenderem os efeitos colaterais que essas legislações estão provocando. Não é a ideia original, mas essas leis causam um impacto muito negativo. Cada dia mais, essa legislação é um convite para a criminalidade", disparou.


O governador também comentou sobre o suposto vazamento da operação, atribuindo-o à obrigatoriedade de comunicar diversos órgãos sobre ações policiais, conforme estabelecido pela ADPF.


"Não tem como não ter vazamento tendo que avisar dez ou 15 órgãos, impossível. Enquanto a polícia tiver que avisar todo mundo o dia que a equipe vai entrar, acabou", declarou.

Imagens exibidas pelo programa Bom Dia Rio, da TV Globo, mostram o momento em que o blindado desliza e colide com veículos estacionados de moradores. Testemunhas relataram que pelo menos três carros e uma moto foram atingidos durante o episódio.



*Com informações O Dia

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page