Casos de dengue no Brasil aumentam 17,5% em 2023
Ocorrências passaram de 1,3 milhão em 2022 para 1,6 milhão este ano
Dados divulgados nesta sexta-feira (8) pelo Ministério da Saúde indicam que os casos prováveis de dengue no Brasil aumentaram 17,5% em 2023 em relação ao ano passado.
As ocorrências passaram de 1,3 milhão de casos em 2022 para 1,6 milhão de casos este ano. Já a taxa de letalidade ficou em 0,07% nos dois anos, somando 1.053 mortes confirmadas em 2023 e 999 no ano passado.
“Fatores como a variação climática, o aumento das chuvas, o número de pessoas suscetíveis às doenças e a mudança na circulação de sorotipo do vírus são fatores que podem ter contribuído para esse crescimento”, avaliou o ministério em nota.
Os estados com maior incidência de dengue são Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás.
Vacina
A Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) já recomendou a incorporação do imunizante Qdenga ao Sistema Único de Saúde (SUS), inicialmente para localidades e públicos prioritários a serem definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Com informações de Agência Brasil.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.