top of page
Foto do escritorJornal Daki

Caso Pix: Governo vê comunicação como seu calcanhar de aquiles

Por Helcio Albano

Aquiles vence Heitor em Tróia, mas depois é morto pelo irmão de Heitor, Páris, que o flecha na parte mais vulnerável do seu corpo: o calcanhar/Reprodução

O governo perdeu. E sofreu a pior das derrotas ao ficar de joelhos pro Nikole Chupetinha. Talvez tenha sido o fato político mais constrangedor na trajetória de Lula. Mais até que toda a campanha de 1998. Lá, ao menos, serviu pra que o PT desse uma guinada de rumo que o levaria à vitória na eleição seguinte, em 2002.


E agora, será que finalmente o governo aprende com os erros? Vai admitir que eles existem, sobretudo na sua comunicação?



Hoje a Folha de S. Paulo traz o que todo mundo já sabia. A derrota dessa magnitude pra oposição só ocorreu após "uma sucessão de erros" já admitidos no entorno do presidente "dentro e fora do Palácio do Planalto" e, principalmente, pelo próprio Lula, pistola, diga-se de passagem, que viu na comunicação, de novo, o seu calcanhar de aquiles.


LEIA MAIS

Daí a revogação da tal medida da Receita sobre a fiscalização de transações bancárias que também alcançaria o Pix, o "santo graal" da economia popular que a direita sambou em cima com maestria diabólica através de manipulação informativa, o trunfo que os inescrupulosos - e o pai da mentira - têm no vale tudo das redes sociais, que a cada dia escancaram a necessidade de sua regulamentação.



Lidar com a extrema direita é difícil. A última vez que o fizemos foi ao custo de mais de 30 milhões de vidas numa guerra generalizada. Ficou-se sabendo que o tal vídeo do chupetinha ganhou tração só após forte engajamento pago e artificial, sobretudo no Instagram, do Zucka, que já arregou pra essa gente do mal. Como lidar com isso?


Talvez a comunicação direta com o povo do Lopez Obrador possa servir de exemplo.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page