Capuchinhos dão a benção na primeira sexta-feira do ano com igreja lotada de fiéis
As celebrações começaram cedo, às 5h, com missas de hora em hora ao longo do dia. O costume de pedir as bênçãos para os frades capuchinhos é considerado um patrimônio cultural carioca
Fiéis lotam o Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, Zona Norte do Rio, na primeira sexta-feira de 2025. Eles participam da tradicional bênção dos frades capuchinhos. As celebrações começaram cedo, às 5h, com missas de hora em hora ao longo do dia. O costume de pedir as bênçãos para os frades capuchinhos é considerado um patrimônio cultural carioca.
A aposentada Maria Lúcia Pereira e o médico Sérgio Coelho Gomes estavam na fila pra receber a água benta e trouxeram o Ioda, o cachorrinho deles, que tem epilepsia para ser abençoado também.
A auxiliar de serviços gerais Maílza da Silva veio direto do trabalho para pedir benção para sobrinha que está com problema de vista e para o restante da família. Ela conta que foi catequista na adolescência, e estava um pouco afastada da religião. É a primeira vez que ela vai até a Basílica de São Sebastião.
A tradição de pedir as bênçãos começou em 1886, quando o frei Fidélis d’Ávila foi curado com água benta. O frei Sebastião José explica que, em 1931, com a transferência da Igreja do Morro do Castelo para a rua Haddock Lobo, a bênção passou a ser dada no Santuário. Desde então, os freis dão essa bênção sempre na primeira sexta-feira de cada mês, mas a procura é maior na primeira sexta do ano.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.