top of page
Foto do escritorJornal Daki

Campanha pelo fim da escala 6x1 chega a São Gonçalo

O ato em defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que já tramita no Congresso Nacional prevendo a redução dos dias de trabalho semanal, ocorreu na tarde desta segunda-feira (2)

Centenas de pessoas participaram do ato/Foto: Bruno Ramalho
Centenas de pessoas participaram do ato/Foto: Bruno Ramalho

A campanha pelo fim da escala de trabalho 6x1, que tem mobilizado todo o país nas ruas e nas redes sociais, chegou com força em São Gonçalo. Mais precisamente em Alcântara, maior centro comercial e de serviços da região leste metropolitana.


O ato em defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que já tramita no Congresso Nacional prevendo a redução dos dias de trabalho semanal, ocorreu na tarde desta segunda-feira (2), organizado pelo deputado federal Dimas Gadelha (PT), o vereador eleito de São Gonçalo, Juliano Freitas (PT), e entidades sindicais que abraçaram a causa, mais do que justa, dos trabalhadores e trabalhadoras do país.


"A gente defende o fim da escala 6x1 pois esse ritmo de trabalho com apenas um dia de descanso semanal não permite ao trabalhador ter tempo pra cuidar da saúde, pra viver, cuidar da família. O fim dessa escala de exploração visa ainda garantir mais empregos. Precisamos da mobilização da sociedade brasileira assim como foi para garantir que tivéssemos as assinaturas necessárias na PEC, agora vamos para a aprovação e estou nas ruas e também no Congresso defendendo os trabalhadores", declarou Dimas Gadelha, um dos coautores da PEC apresentada ao Congresso pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) no primeiro semestre deste ano.



O evento também serviu para que a população conhecesse os detalhes da proposta e para ampliar o abaixo-assinado pela aprovação da PEC no Congresso, que precisa do apoio de 2/3 da Câmara e do Senado.


"Agora, vamos levar essa luta a Brasília! Junto com o deputado federal Dimas Gadelha, apresentaremos o abaixo-assinado que representa as vozes de São Gonçalo. Lutaremos para que nossa cidade contribua para conquistar mais dignidade e duas folgas na semana para o trabalhador brasileiro", destacou Juliano Freitas.



A trabalhadora do comércio, Luiza dos Santos, de 26 anos é moradora de Santa Luzia e concorda com o fim da escala 6x1.

"Eu trabalho no comércio e é uma carga horária muito puxada. Nem sempre a gente tem hora pra fechar a loja e com isso não tenho tempo para acompanhar minha filha, pra fazer exames e menos ainda para me divertir. Tem domingos que a gente abre a loja e aí não tenho descanso mesmo. Não é justo com o trabalhador e eu também acredito que se a gente tiver mais um dia de descanso vai abrir vaga para mais pessoas trabalharem. Eu assinei o abaixo-assinado e super aprovo a iniciativa do deputado" declarou Luiza.


Os organizadores do ato continuam mobilizados em São Gonçalo e na região, angariando ainda mais apoio da população à PEC:


"Não vamos sossegar até ver essa PEC aprovada. Faremos quantos atos forem necessários para que isso aconteça", finalizou Dimas.

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.


Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page