Bem-vindo!!!
SÃO GONÇALO DE AFETOS
Por Paulinho Freitas
E lá vem mais um ano! Outra vez prometi que vou ler um livro por mês e escrever um capítulo por dia do meu novo livro. Também vou gravar as músicas já prontas de um livro que já lancei e de um que está esperando edição há um tempão. Vou fazer caminhadas pela manhã ou no final da tarde, não vou esquecer de tomar os remédios, vou também dormir mais cedo, me alimentar melhor, deixar de ser trouxa e fazer terapia. Tá bom, eu acredito!
Na esteira desse pensamento uma amiga promete que vai parar de fumar, a outra jura que vai voltar a estudar e a outra vai parar de... Aí meu Deus! Digo ou não digo? Acho melhor não. No início do ano, vai que o marido dela prometeu que vai ler minha coluna todas as semanas, olha a merda. Não é nada de mais. As mentes maldosas e curiosas já vão julgar a criatura sem ter ideia do que ela vai deixar de fazer, mas vão ficar sem saber. Pelo menos até o dia em que eu achar uma maneira de dizer o milagre sem falar o nome do santo, o que no caso é difícil. Se eu falar o milagre o santo cai do andor e todos ficam sabendo. Melhor não.
Uma outra acabou com o casamento exatamente um ano após o nascimento de sua criança. Tudo bem, acontece. O que não entendo é que ela está “ficando” com o cara que mora na casa em frente a casa do ex e este ex, a quem ela vive esconjurando e chamando de safado é o mesmo que a leva pro trabalho em dias de chuva e que a acolhe em sua casa nos dias de calor para ficar no ar condicionado. Deu até um princípio de confusão com a atual dele estes dias. Ela também prometeu que este ano que hoje começa será de separação definitiva e que nunca mais falará com ele, a não ser sobre os assuntos referentes ao neném. O atual acreditou. Eu levo fé também.
De olhos fixos no celular meu amigo promete que vai parar de jogar no tigrinho ou em qualquer outro tipo de jogo de azar, o outro afirma parar de fumar, outro ainda jura pela saúde da sogra dele que jamais voltará a beber um copo de cerveja, por mais gelada que esteja. Coitada!
Tem um outro amigo que viveu a vida toda nas costas dos pais e jura que este ano arranja um emprego. Disse, inclusive, que já começou a estudar para um concurso público. Disse que vai trabalhar no ministério público. Como ele ainda não tem nem o segundo grau, deve rezar para os pais dele durarem bastante.
É uma infinidade de promessas para tudo que é santo. E tome-lhe espelho, flores, barquinhos e pentes mar a dentro, tome-lhe cachaça, charuto, champanhe, rosas, farofas e velas encruzilhadas à fora, tome-lhe todo tipo de oferendas nos rios e matas para darem a força necessária para que todas as promessas sejam cumpridas. Força gente! Vamos tentar! Os santos, entidades e orixás que se lasquem pra tudo acontecer. E vamos renovando as promessas a cada dia santo durante o ano. Espero conseguir cumprir algumas e torço pros amigos cumprirem as deles. Fácil não é, mas, vai que...
Só sei que espero estar aqui no final ano, cheio de inspiração e saúde para contar que consegui.
Do fundo do meu coração, FELIZ ANO NOVO!!!!!
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Paulinho Freitas é sambista, compositor e escritor.