top of page
Foto do escritorJornal Daki

Audiência 'escondidinha' discute instalação de torres de energia em APA de São Gonçalo

Empreendimento de grande impacto ambiental será discutido na próxima semana, 23 de outubro; divulgação truncada dificulta participação da sociedade civil. Prazo de inscrição termina hoje


Por Cláudio Figueiras




Será realizada, na próxima quarta-feira (23), audiência pública que vai discutir o relatório de impacto ambiental da instalação de uma nova rede transmissora de energia de altíssima voltagem que cortará o município de São Gonçalo.


O relatório foi elaborado pela empresa SSP Transmissora de Energia, responsável pelo empreendimento, vencido em leilão em 2021, que deve impactar diretamente áreas de proteção ambiental permanente nos bairros Zumbi, Engenho Pequeno e Água Mineral.


O evento, que é de grande interesse da população, foi anunciado, tanto pela empresa, como pela Secretaria do Ambiente do governo do estado, como aberto à participação da sociedade civil. Mas não foi disponibilizado até o momento canais de inscrição, nem online, nem pelo telefone (21-2334-9602) do órgão ambiental responsável, o CECA, que não funciona.


O prazo para se inscrever com direito à participação presencial ou online, que foi divulgado num folder impresso pela empresa, termina hoje (18). E apenas entidades com mais de 18 meses constituída com interesse no assunto podem participar com direito à fala na audiência. O chamamento público está no Diário Oficial do Estado de 3 de outubro.



A reunião está prevista para acontecer no salão de festas Espaço Cellebration, no bairro Zé Garoto. Um espaço privado, no mínimo inusitado, para debater um tema tão caro à sociedade que envolve sustentabilidade em Área de Proteção Ambiental (APA), um dos últimos remanescentes de floresta nativa de São Gonçalo.


O projeto, de grande impacto ambiental, prevê a instalação de linhas de transmissão e substações de energia ao longo de 56 km, atingindo os municípios de São Gonçalo, Tanguá, Cachoeiras de Macacu e Itaboraí, na região onde fica o antigo Comperj, rebatizado de Polo Gaslub, e também em Venda das Pedras.



A audiência na próxima semana refere-se ao processo nº SEI-070007/000115/2022 para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, com relação ao requerimento de Licença Prévia da SSP Transmissora de Energia junto à Secretaria do Ambiente, para implantação de um projeto que envolve a construção de duas linhas com torres (guindias) de transmissão e três subestações.



Local: Espaço Cellebration, R. Amália de Souza, 97 – Zé Garoto.


Transmissão ao vivo (YouTube) pelo link: https://lnkd.in/d_mr9AW7


O estudo ambiental do empreendimento está aqui: https://lnkd.in/dt7kneK7

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page